Cursos para quem tem o 12º ano

Cursos profissionais de Níveis 4 e 5

Quais os cursos disponíveis para quem tem o 12º ano?

Existem diversas escolas a lecionar cursos para quem tem o 12º ano. Chegados a esta fase da vida académica, muitos alunos interessados em melhorar as competências profissionais acreditam que o Ensino Superior é a única opção. Nada mais errado.

Existem diversas alternativas de qualidade às licenciaturas. Cursos de menor duração ou outra oferta formativa mais adequada ao caminho pretendido. Isto porque as Universidades lecionam cursos que têm uma duração mínima de 3 anos e, em alguns casos, são cursos pouco técnicos O mercado laboral continua a evoluir e a exigir capacidade de trabalho e conhecimento técnico. Hoje, existe cada vez mais procura por profissionais com competências técnicas muito específicas e que normalmente só são lecionadas em escolas profissionais:

Tipologia de cursos para quem tem o 12º ano?

  • Cursos Profissionais – os cursos profissionais, de forma geral são todos os cursos que não se enquadram na via normal do ensino secundário, ou nas categorias de ensino superior e workshops. Este tipo de formação, normalmente é certificado pela DGERT, e existe uma oferta muito vasta em Portugal. A diferença deste tipo de cursos relativamente ao ensino superior, reside no facto de serem cursos altamente especializados e de menor duração.  Os requisitos (ao nível de idades) para a frequência deste tipo de formação varia de escola para escola.
  • Cursos CTeSP – os Cursos Técnicos Superiores Profissionais são cursos que, numa pirâmide de formação, enquadram-se entre os cursos profissionais e a licenciatura. Também conhecidos como cursos profissionais de Nível 5, têm uma duração variável e são leccionados por Institutos Politécnicos. Para frequentar uma formação CTeSP não são necessários requisitos ao nível da idade.
  • Cursos CET – tratam-se de cursos de nível pós secundário, ou seja, são especialmente dirigidos a quem já tem um nível de qualificação mais elevado e pretende especializar-se de forma altamente técnica num determinado sector de actividade.

Que entidades podem promover cursos para quem tem o 12º ano?

  • Instituto de Emprego e Formação Profissional
  • Entidades formadoras certificadas
  • Escolas profissionais certificadas
  • Escolas superiores públicas
  • Escolas superiores privadas

Os cursos para quem tem o 12º ano asseguram estágio?

Sim, os cursos para quem tem 12º ano integram uma formação em contexto real de trabalho que têm como objectivo fundamental a aplicação dos conhecimentos e saberes adquiridos às actividades práticas do respectivo perfil profissional.

Os cursos para quem tem o 12º ano têm custos?

De uma forma geral, sim, mas existem exceções ou apoios/bolsas de estudo.

Os cursos profissionais apresentam custos, tendo em conta que são lecionados em Escolas Profissionais certificadas, mas, geralmente, oferecem facilidades de pagamento.

Os cursos CET que são ministrados na rede de Centros de Emprego e Formação Profissional de Gestão Direta do IEFP são gratuitos para todos os formandos, no entanto, podem apresentar custos se decorrerem na rede de Centros de Formação Profissional de Gestão Participada. No caso dos cursos CTESPs existe sempre um valor de propina que é fixado pela instituição de ensino onde o curso será realizado, mas poderás candidatar-te a bolsas de estudo ou ao pagamento faseado do valor da propina.

Resumo dos cursos para quem tem o 12º ano

Embora os CTESPs sejam os cursos de nível mais elevado, entre as opções disponíveis, existem cursos profissionais de grande qualidade, em sectores de actividade com grande necessidade de recursos humanos qualificados. Consulta a nossa lista de cursos profissionais sugeridos no final desta página.

Contactos úteis

Email: geral@maiscursos.org

Outros cursos em que podes ter interesse​

Fundamentos de usabilidade e comportamentos web
Inscrições Abertas

Curso de Web Design

Design Curso de Formação Profissional Semipresencial ou Online Porquê apostar na área da Web Design? Nunca um website foi tão importante para divulgar os conteúdos

Ler Mais »
Agência de viagens e tours
Inscrições Abertas

Curso de Técnico de Turismo

Turismo Curso de Formação Profissional Semipresencial ou Online Porquê apostar no Turismo? O Turismo é um dos setores de atividade mais importante na economia nacional

Ler Mais »
Social Media
Inscrições Abertas

Curso de Gestão de Redes Sociais

Marketing Digital Curso de Formação Profissional Semipresencial ou Online Porquê apostar na área das Redes Sociais? Atualmente, 4,3 biliões de pessoas utilizam as redes sociais.

Ler Mais »
Cozinha - Aprenda todo o tipo de cortes
Inscrições Abertas

Curso de Cozinha

Culinária e Pastelaria Curso de Formação Profissional Semipresencial ou Online Porquê apostar na Cozinha? A cozinha rapidamente perdeu o rótulo de hobbie e ganhou o

Ler Mais »
Gestao de empresa agricola
Inscrições Abertas

Curso de Gestão Agrícola

Gestão Curso de Formação Profissional Semipresencial ou Online Porquê apostar no setor da Agricultura? Até 2050, a população mundial poderá aumentar 35%. E o mesmo

Ler Mais »
Curso Profissional de Cibersegurança - Programação
Inscrições Abertas

Curso de Cibersegurança

Cibersegurança Curso de Formação Profissional Semipresencial ou Online Porquê apostar na área da Cibersegurança? Primeiro, o mundo está cada vez mais online e a necessidade

Ler Mais »