As 5 melhores empresas para trabalhar em Portugal


Na nova edição do Prémio Melhores Empresas para Trabalhar (MEPT), publicado pela Revista EXAME, em parceria com a Everis e a AESE Business School, foram analisadas as práticas das empresas em Portugal, a nível da gestão dos recursos humanos e do seu respectivo desenvolvimento, de forma a se poder concluir quais as 5 melhores empresas para trabalhar em Portugal.

A edição de 2016 contou com a participação de cerca de 42.500 colaboradores de empresas de todo o País e analisou a satisfação no local de trabalho. Ao estudo puderam candidatar-se todas as empresas que tivessem, no mínimo, 10 trabalhadores. Havia também o critério de empresas com uma facturação superior a dois milhões de euros.

 

Entre os principais critérios que conduziram a avaliação das 5 melhores empresas para trabalhar em Portugal, estiveram os seguintes:

  1. a qualidade no ambiente de trabalho;
  2. a ética na liderança;
  3. a boa gestão dos recursos humanos;
  4. a consciência nos resultados;
  5. o impacto positivo na comunidade;

 

O estudo concluiu que os empregados de 81% das empresas a concurso consideram excelente a empresa para a qual trabalham e sentem orgulho em fazer parte dela. Mais: 77% dos colaboradores sentem-se respeitados e valorizados. Por último, 70% das organizações facilitam um equilíbrio entre a vida profissional e familiar.

 

Em 2016, a iniciativa elegeu as 100 Melhores Empresas para Trabalhar em Portugal, dando especial destaque às melhores 25, e colocando as seguintes empresas no top 5:

  1. Hilti Portugal
  2. Philips
  3. KW Business
  4. Edge Innovation
  5. Luso-Atlântica

 

As 5 melhores empresas para trabalhar em Portugal:

Hilti Portugal:

Com cerca de 100 empregados, a Hilti Portugal foi eleita a Melhor Empresa para Trabalhar em 2016. A empresa, fixada em Matosinhos desde 1978, desenvolve, fabrica e comercializa produtos para a construção civil, nomeadamente software, tecnologias, serviços e ferramentas. Para além do galhardete principal, a Hilti Portugal ganhou na categoria de Práticas de Gestão Responsáveis e Desenvolvimento de Pessoas.

As principais vagas na empresa, são dedicadas a profissionais ou jovens graduados nas áreas da engenharia, vendas e marketing.

 

Philips:

A Philips é a única grande empresa no top 5 das melhores empresas para trabalhar em Portugal. Foi a empresa vencedora na categoria de Valorização das Pessoas. Em Portugal há mais de 90 anos, o escopo de acção da empresa tem vindo evoluir e, neste momento, é líder de mercado em soluções de iluminação eficiente, mas também na área de cuidados pessoais masculinos, saúde oral e em soluções de cuidados de saúde cardíacos e de assistência ao domicílio.

Com cerca de 60 colaboradores em Portugal, a Philips está em constante processo de transformação. Tendo em conta a larga actuação no mercado, o tipo de colaboradores que a empresa recruta é bastante abrangente. Os principais são: gestores de carteira de clientes, profissionais de saúde tecnológica e engenheiros informáticos.

 

KW Business:

Em terceiro lugar, a KW Business, uma imobiliária do Grupo Business de Vila Nova de Famalicão, que reclama ser líder na região Norte. A excelência e a aposta na formação dos seus colaboradores são a chave do sucesso, aliadas ao uso de tecnologia de ponta, trabalho em equipa, um extensivo conhecimento das tendências do sector imobiliário e à colaboração contínua com um vasto leque de clientes.

Na KW (Keller Williams) são os agentes imobiliários e os gestores de clientes que têm um papel de relevo. Tal como acontece em outras empresas do sector, a formação especializada é uma mais-valia.

 

Edge Innovation:

Também uma media empresa, a Edge Innovation trabalha no sector das Tecnologias de Informação. Mais de 10 anos de experiência de mercado, com uma equipa de excelência e a preocupação com os seus colaboradores colocou a empresa no 4º lugar do estudo da Exame.

A empresa encontra-se neste momento a recrutar profissionais ligados, essencialmente, ao desenvolvimento tecnológico e para ambientes digitais: Java Developer, Android Developer, .Net Developer, C++ Developer, entre outros. A formação avançada nestas áreas, que pode encontrar em várias escolas profissionais em todo o país, pode ser a chave para encontrar o emprego com que sempre sonhou e ainda com direito às melhores condições de trabalho.

 

Luso-Atlântica:

Líder na categoria de Banca, Seguros e Serviços financeiros, a Luso-Atlântica também se encontra no top das 5 melhores empresas para trabalhar em Portugal. Acredita que a aposta na valorização individual, e consequente realização profissional, é essencial para a prestação de um serviço de qualidade ao cliente.

A Luso-Atlântica, e outras empresas do sector que também conseguiram um lugar entre as melhores 100, aposta no recrutamento de profissionais e especialistas na área da comercialização e correcção de seguros, gestores de clientes e de pessoas ligadas à banca.

 

O estudo destaca, por fim, curiosidades que ajudam a fazer destas as 5 melhores empresas para trabalhar em Portugal. A flexibilidade horária, a possibilidade de trabalhar remotamente, e a formação continua, tiveram destaque. A existência de infraestruturas médicas com instalações adaptadas a pessoas com mobilidade reduzida também. E a oferta de refeições de qualidade, os seguros de saúde e de vida gratuitos e até um período de licença de maternidade superior ao previsto pela legislação em vigor, foram outras que tiveram importância na avaliação final.

Quem não gostaria de ter estas, e muitas outras, condições de trabalho? No entanto, a realidade laboral em Portugal é bem diferente. Muitas vezes, as condições de trabalho a que muitos jovens ou até mesmo profissionais experientes estão sujeitos são desmotivadoras. Mas não é impossível e aqui reside a importância de apostar numa boa formação académica e desenvolvimento profissional à altura destas pequenas, médias e grandes empresas.

Artigos recomendados