Curso de Técnico de Energias Renováveis

Porquê apostar na área das Energias Renováveis?

Nos últimos anos, as Energias Renováveis ganharam uma atenção especial. São cada vez mais as empresas, organizações e cidadãos que escolhem esta opção como alternativa à produção e consumo de energia. Isto mostra como este setor é cada vez mais importante no nosso país e no mundo!

Se comparamos todas as fontes de produção de energia, as energias renováveis são um dos setores com maior potencial para a criação de emprego. Em pouco tempo, os números passaram de 1,5 postos de trabalho para 5,6 postos de trabalho por megawatt instalado! É um sinal de uma indústria mais avançada! As energias renováveis são cada vez mais uma alternativa válida para a criação de emprego comparada com as fontes de energia convencionais.

Mas esta área não se destaca só pelas oportunidades de emprego! Dentro de cada oportunidade, há muito a fazer e a aprender. Por exemplo, os operadores de energias renováveis têm um papel importante nos projetos de energia solar. Começam nos laboratórios e nos centros de ensaio. Partem para a produção industrial de componentes. Tratam da distribuição comercial e montagem do sistema até à otimização do projeto e sistema. Porque é que este profissional é tão importante? Vai assegurar que todas as etapas foram realizadas por profissionais de energias renováveis experientes.

As empresas precisam cada vez mais de operadores competentes para acompanharem todo o processo! A boa notícia é que podes começar já a aprender mais sobre esta área com o curso de Energias Renováveis!

Queres saber mais sobre este curso?

A quem se destina:

Estejas a dar os primeiros passos nesta área ou a procurar melhorar e atualizar os teus conhecimentos e experiência, este curso de formação foi desenhado a pensar em ti.

O curso de Energias Renováveis está disponível em Lisboa, Porto, Coimbra e Faro, no formato semipresencial, ou em todo o país no formato online.


Principais objetivos:

  1. Conhecer os princípios de eletricidade que são a base dos sistemas solares fotovoltaicos e eólicos;
  2. Conhecer os diversos tipos de energias renováveis, como funcionam e o potencial de aproveitamento;
  3. Entender os aspetos-chave dos sistemas solares térmicos e fotovoltaicos, como funcionam, as suas aplicações e os diferentes tipos de instalações;
  4. Identificar os componentes fundamentais deste tipo de instalações e aprender a dimensioná-las;
  5. Conhecer os principais procedimentos a seguir, para realizar este tipo de instalações, assim como as principais obras de manutenção das mesmas;
  6. Conhecer a normativa pela qual as instalações solares se regem;
  7. Identificar os principais componentes de um aerogerador, o seu modo de funcionamento e os sistemas utilizados para controlar a sua potência de saída;
  8. Saber o que é um parque eólico e quais são as suas principais partes constituintes.
 
 

Plano de estudos:

O curso de Energias Renováveis inclui todos os passos essenciais para desempenhares com sucesso as várias profissões nesta área.

Este é o mapa que vais percorrer durante a formação:

  • Biomassa, Energia Hídrica, Marés, Ondas, Geotérmica e Hidrogénio;
  • Eletricidade;
  • Pneumática;
  • Desenho Técnico (Autocad);
  • Higiene e Segurança no Trabalho.

 

Durante o curso, os formandos vão explorar alguns dos principais meios de produção de energia a partir de fontes renováveis. Nestas sessões práticas vão perceber como funcionam os sistemas de produção de energia solar térmica, fotovoltaica e eólica.


Saídas profissionais:

O setor das Energias Renováveis é o futuro e está aí à porta. Há várias opções para dares o próximo passo na tua carreira profissional. Estas são as oportunidades profissionais que vais poder experimentar no futuro:

  • Instaladores de Sistemas Solares Térmicos, de Sistemas Solares Fotovoltaicos e de Sistemas Eólicos;
  • Colaboradores na manutenção de Sistemas Solares Térmicos, Sistemas Solares Fotovoltaicos e de Sistemas Eólicos;
  • Orçamentistas de Sistemas Solares (Fotovoltaicos e Térmicos);
  • Comerciais de Sistemas Energéticos (Solares e Eólicos).

 

Qual seja a tua escolha como futura profissão, poderás desenvolver estas funções:

  • Elaboração de projetos, instalação, manutenção e dimensionamento de sistemas solares térmicos, fotovoltaicos e eólicos;
  • Promoção e aconselhamento de soluções técnicas em sistemas solares térmicos, fotovoltaicos e eólicos.

 

Com o curso concluído poderás trabalhar em empresas de soluções de energias renováveis ou de consultoria energética. Não são poucas opções! O número de empresas nesta área continua a crescer e são a opção ideal para começares a pôr em prática as ferramentas e técnicas que aprofundaste ao longo do curso.

 

Certificação:

No final da formação, receberás um certificado que vai ser o teu melhor amigo enquanto procuras por novos desafios profissionais.

O certificado é emitido de acordo com a Portaria 474/2010 de 8 de Julho.

Pelo que esperas?
Clica no botão e preenche os teus dados, sem qualquer compromisso, para seres contactado sobre este curso. Começa a mudança do teu futuro profissional.
Principais vantagens
Bolsas de Estágios e de Emprego

Para um acesso mais rápido ao mercado de trabalho.

Casos Práticos

Para uma aprendizagem segura e com método.

Campus Virtual

Para partilha de conteúdos e informações.

Tutor Especializado

Corpo docente experiente, com carreira profissional.

Sobre a escola:

A Master. D descreve-se como líder em formação profissional, comprometida em oferecer as melhores soluções de aprendizagem e desenvolvimento personalizadas. O grande objetivo da escola é dotar os formandos das melhores competências para assegurar a sua evolução profissional e vantagem competitiva no mercado.

Certificada pela Norma NP EN ISO 9001, a Master. D procura melhorar continuamente a qualidade dos serviços prestados e garantir a satisfação dos formandos.

 

Quem procurou este curso, também viu:

Curso Profissional de Cibersegurança - Programação
Inscrições Abertas

Curso de Cibersegurança

Cibersegurança Curso de Formação Profissional Semipresencial ou Online Porquê apostar na área da Cibersegurança? Primeiro, o mundo está cada vez mais online e a necessidade

Ver Curso »
Técnicas de soldar e fuselagem
Inscrições Abertas

Curso de Manutenção Industrial

Manutenção Curso de Formação Profissional Semipresencial ou Online Porquê apostar na área da Manutenção Industrial? Saber ler o mercado é importante para perceber os setores

Ver Curso »
Aprender Inglês
Inscrições Abertas

Curso de Inglês Wall Street

Línguas Curso de Formação Profissional Presenciais ou Online Porquê apostar no Inglês? O inglês é hoje uma língua global. Tem mais de 400 milhões de

Ver Curso »