Cursos profissionais financiados


Os cursos profissionais financiados são acções de formação em que os seus custos são totalmente suportados pelo Estado português. O principal objectivo desta iniciativa, é dotar os cidadãos portugueses de melhores competências profissionais, valorizando assim os nossos recursos humanos, facto que, consequentemente, traz melhorias ao nível da competitividade económica interna e externa promovendo assim melhorias ao nível das condições económicas do País e da qualidade de Vida dos cidadãos.

Requisitos para frequentar cursos financiados:

Os requisitos para frequentar acções de formação financiadas pelo Estado português são variáveis de acordo com o tipo de formação. A oferta formativa existente, é maior para cidadãos com baixos níveis de escolaridade, no entanto, os cursos profissionais financiados são dirigidos até para pessoas que tenham um licenciatura. Nas linhas seguintes, deixámos uma lista dos principais tipos de cursos financiados, assim como algumas informações acerca dos mesmos ao nível de requisitos.

    • Cursos CET
      Requisitos: dirigidos a quem tem o 11º ano concluído
      Duração dos cursos: cerca de 1000 horas
      Dirigidos a quem pretende uma certificação de nível 5

 

    • Cursos EFA
      Requisitos: idade superior a 18 anos
      Duração dos cursos: entre as 1000 e as 3000 horas
      Dirigidos a quem pretende concluir o 6º, 9º ou 12º ano

 

  • Cursos de Aprendizagem
    Requisitos: idade compreendida entre os 14 e os 24 anos ; 9º ano de escolaridade
    Duração dos cursos: cerca de 3000 horas
    Dirigidos a quem pretende concluir o 12º ano pela via da dupla certificação

 

Onde encontrar cursos profissionais financiados ?

Existe a ideia geral de que os cursos financiados pelo Estado português apenas podem ser encontrados no IEFP. Esta ideia não está correcta. O IEFP é apenas um organismo do Estado que visa promover o emprego e a formação no País, e é sem dúvida um dos melhores sítios para se encontrarem acções de formação financiadas (pode encontrar uma lista de cursos do IEFP aqui) no entanto, existem muitas outras entidades e escolas profissionais a leccionar cursos profissionais financiados. Este tipo de curso, para ser leccionado, obedece a um concurso por parte das entidades e escolas que se pretendem candidatar, concurso esse que é dirigido ao Ministério responsável, e que posteriormente disponibilizará financiamento e cursos para que as escolas e entidades que concorrem os leccionem. Existem centenas de escolas em Portugal a leccionar cursos financiados.

No caso de dispor de meios financeiros ou algumas poupanças para investir na sua formação, então a oferta de cursos é muito mais vasta. Clique aqui caso pretenda conhecer os nossos cursos não financiados.