Cursos profissionais com mais saída em 2019 – 2020


Quando chega a hora de tomar uma decisão relativamente aos estudos, muitas são as dúvidas que surgem relativamente aos Cursos Superiores e aos Cursos Profissionais que o mercado oferece. Decidimos abordar esta questão para desmistificar quais os cursos profissionais com mais saída em 2019 – 2020.

Apesar de existir muita informação sobre as diversas instituições e sobre todos os cursos existentes, é preciso esclarecer as potencialidades. Se é um pai(mãe preocupado(a) com o futuro do seu filho ou se é um aluno(a) com dúvidas sobre esta temática, hoje vamos ajudá-lo a fazer uma escolha inteligente!

Em primeiro lugar, vamos estudar o mercado. O que é que as empresas procuram? Profissionais com competências técnicas já desenvolvidas. O que é que o Ensino Superior oferece? Teoria, muita teoria.

Vantagens dos Cursos Profissionais

Os cursos profissionais proporcionam aos seus estudantes termos básicos sobre uma profissão específica, o primeiro contacto com pessoas experientes e integradas no mercado de trabalho, assim como um estágio durante um determinado período de tempo.

Estes cursos têm uma duração mais breve do que um Curso Superior e é possível terminar o 12º ano já com competências para o mercado de trabalho.

Com base nos rankings disponibilizados nos últimos tempos, é possível fazermos uma análise e desvendar quais são os Cursos Profissionais com mais saídas em Portugal.

Cursos profissionais com mais saída em 2019 – 2020

1 – Curso Profissional de Marketing Digital:

O mercado está cada vez mais digital e a falta de profissionais nesta área é cada vez maior. Esta é uma formação prática que ajuda os alunos a dominar as principais tendências e ferramentas digitais que as empresas tanto precisam. Uma das mais-valias desta formação específica é uma visão de 360º sobre os conhecimentos e competências de Marketing Digital. Hoje em dia, ferramentas como motores de busca, redes sociais, emails e smartphones são oportunidades incríveis que as empresas têm de obrigatoriamente explorar. Clique aqui caso pretenda mais informações sobre este curso.

2 – Curso Profissional de Turismo:

Esta formação tem como principal objectivo dotar os seus jovens profissionais com competências técnicas na área dos serviços de informação, animação, organização de eventos em empresas de turismo, reservas de agência de viagens e acolhimento nas unidades turísticas. A verdade é que nos dias que correm, o turismo é um dos principais sectores de proveito para a economia nacional. Oportunidades de trabalho nesta área não faltam. Clique aqui caso pretenda mais informações sobre este curso.

3 – Curso de Energias Renováveis :

A qualidade dos profissionais portugueses no que diz respeito à área das energias renováveis está a ser reconhecida internacionalmente e até 2030 já se fez uma estimativa de que poderão ser criados 66900 novos empregos. Curioso? Manter a sustentabilidade e eficiência energética requer uma experiência e especialização. No que diz respeito a saídas profissionais, um Especialista em Energias Renováveis é o profissional responsável por organizar a montagem de parques eólicos, instalações solares foto voltaicas, subestações eléctricas, entre muitas outras funções. Clique aqui caso pretenda mais informações sobre este curso.

4 – Curso de Técnicas Administrativas e Financeiras:

Esta é uma profissão que requer conhecimentos técnicos bastante específicos, uma vez que por trás de uma grande empresa está um excelente assistente capaz de tratar do expediente geral de um negócio, desde a correspondência, à gestão do arquivo, preparação/organização e acompanhamento de eventos, organização de agendas e marcações de reuniões, para os cargos mais exigentes chega até mesmo à área da contabilidade, onde a emissão de facturas, gestão de dívidas dos clientes e utilização de programas específicos é exigido. Uma das grandes vantagens deste ramo é que um profissional desta área pode enveredar em qualquer empresa independentemente da sua área de negócio. Entre as diversas entidades empregadoras disponíveis, destacam-se as empresas industriais, comerciais e as prestadoras de serviços. Clique aqui caso pretenda mais informações sobre este curso.

5 – Curso Profissional de Nutrição e Dietética:

Outra excelente aposta para o futuro. Com este curso podemos aceder a um sector bastante amplo e trabalhar em Centros de Assessoria Dietética e exercer a sua profissão como auxiliar de Nutricionista, Ervanárias, Parafarmácias, Laboratórios e empresas de suplementos dietéticos, Empresas dedicadas à gestão de refeitórios escolares, podendo mesmo passar pelos Hotéis e empresas de Catering. Os mais ambiciosos, podem abrir a sua própria loja numa destas áreas. Clique aqui caso pretenda mais informações sobre este curso.

Porque devo escolher um Curso Profissional ?

Os cursos profissionais com mais saída em 2019 – 2020 são os que mencionamos acima, no entanto, existem outras opções interessantes. Este tipo de formação é sempre excelente para os jovens aprenderem termos específicos de uma determinada área, para terem o primeiro impacto com os profissionais que já estão instalados no mundo do trabalho, mas isto não quer dizer que futuramente os jovens não possam ingressar no Ensino Universitário e esta é uma grande vantagem dos Cursos Profissionais!

Os jovens tanto podem terminar o 12ºAno através destas formações específicas e embarcar numa nova aventura do mundo profissional como aceder na mesma ao Ensino Superior e já com competências adquiridas. A escolha é ilimitada! A verdade é que é extremamente complicado para uma criança de 16/18 anos decidir a profissão que pretende exercer para o resto da vida!

Os cursos profissionais vieram criar um elo de ligação entre o mercado de trabalho e os estudantes. Este tipo de formação não é apenas para os estudantes que não têm tanto sucesso nos estudos, mas também para aqueles que têm pretendem evoluir! A Formação Profissional em Portugal é cada vez mais exigida tanto para quem emprega como para quem entra para uma nova organização! A inovação, a criatividade, a necessidade de mudança e competitividade são uma constante. Daí a importância das formações profissionais.

Formação Profissional significa mais conhecimento e produtividade.

Vivemos numa era em que a informação é gerada/partilhada a uma velocidade incrível e isto significa que as técnicas laborais de hoje, amanhã tornam-se obsoletas e totalmente substituíveis!

A questão que se coloca aqui é a seguinte: “Os alunos que não têm contacto com o mundo empresarial até ao 12º estão preparados para abraçar o mercado de trabalho?”.

A nossa resposta é que talvez os que se formaram em Cursos Profissionais, tenham uma capacidade de adaptação superior ao mercado do trabalho do que um aluno de ensino secundário corrente pois já teve um primeiro contacto através de estágio e porque a própria formação ao longo desses 3 anos (Desde o 9ºAno até ao 12ºAno) permitiu adquirir conhecimentos específicos e técnicas que um aluno do ensino corrente não teve acesso.

Gostou deste artigo ? Partilhe na sua rede !