Emprego em 2024: o que esperar do mercado de trabalho em Portugal

As próximas tendências do mercado de trabalho!

Com a constante evolução tecnológica e a mudança na forma como as empresas operam, é importante estar ciente dos empregos que estarão com alta procura este ano. Em Portugal, alguns setores específicos devem apresentar crescimento e, consequentemente, novas oportunidades de emprego. Neste artigo, discutiremos alguns dos empregos mais procurados em 2023 e o que poderás fazer para te preparares para as oportunidades que vão surgir.

Tecnologia da Informação

À medida que a tecnologia continua a avançar, a procura de profissionais qualificados nos sectores da tecnologia e das TI só vai continuar a crescer. Empregos como programadores de software, analistas de dados e especialistas em cibersegurança estarão em alta à medida que as empresas procuram melhorar e proteger os seus sistemas e operações digitais.

Saúde

Com uma população envelhecida e avanços na tecnologia médica, os cuidados de saúde continuarão a ser uma indústria crucial e em crescimento em Portugal. Empregos como enfermeiros, médicos e administradores de cuidados de saúde serão muito procurados, uma vez que o país procura fornecer cuidados de qualidade aos seus cidadãos, principalmente através do SNS.

Energias Renováveis

Portugal estabeleceu objetivos ambiciosos para as energias renováveis e está a fazer progressos neste sector. Empregos como técnicos de energia solar e eólica, engenheiros de energia e gestores de projetos no campo das energias renováveis serão muito procurados, uma vez que o país continua a mudar para fontes de energia sustentáveis.

Marketing Digital

Com o crescimento do comércio eletrónico e dos negócios online, o marketing digital tornou-se mais importante do que nunca. Profissionais com competências em SEO, PPC, social media marketing, e criação de conteúdos vão ser solicitados pelas empresas que procuram alcançar e envolver-se com os clientes online.

Logística

Com o crescimento do E-Commerce, a logística e a indústria da cadeia de abastecimento também está a crescer. Os profissionais com competências em transporte, armazenagem e gestão de inventário terão uma grande procura à medida que as empresas procuram otimizar as suas operações na cadeia de abastecimento para satisfazer as necessidades dos clientes das suas lojas online.

Trabalho Remoto

A pandemia da COVID-19 acelerou a mudança para o trabalho remoto e a formação de equipas virtuais. Os profissionais com competências em comunicação virtual e colaboração estarão em grande procura à medida que as empresas continuam a adaptar-se a esta nova forma de trabalho.

Em geral, apesar dos salários baixos, continua a ser um momento emocionante para os que procuram emprego em Portugal, uma vez que o país continua a recuperar da pandemia e a desenvolver novas indústrias e oportunidades. Ao concentrarem-se nestas indústrias de tendência e ao desenvolverem as competências que são muito procuradas, os candidatos a emprego podem posicionar-se bem para o sucesso no próximo ano.

Cursos Recomendados
Logo Mais Cursos

Curso de Web Development

Informática e Programação Curso de Formação Profissional Semipresencial ou Online Porquê apostar na área do Web Development? Na era digital em que vivemos, a procura

Ver Curso»
Poderás também ter interesse em:
Cursos de formação profissional em destaque:
Logo Mais Cursos

Curso de Web Development

Informática e Programação Curso de Formação Profissional Semipresencial ou Online Porquê apostar na área do Web Development? Na era digital em que vivemos, a procura

Ler Mais »
Logo Mais Cursos

Curso de Arte Digital

Design Curso de Formação Profissional Semipresencial ou Online Porquê apostar na área da Arte Digital? A arte digital e os videojogos vão além do entretenimento:

Ler Mais »

Curso de Game Art

Design e Videojogos Curso de Formação Profissional Semipresencial ou Online Porquê apostar na área de Game Art? Acredita, o mercado do vídeo games é uma

Ler Mais »

Curso de Design Gráfico

Design Gráfico Curso de Formação Profissional Semipresencial ou Online Porquê apostar na área do Design Gráfico? Sabias que o design gráfico é uma das profissões

Ler Mais »