Cursos CTeSP

Cursos Técnicos Superiores Profissionais

O que são os cursos CTeSP?

Os Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) são uma modalidade de ensino recente no panorama da formação em Portugal. Tratam-se de cursos de nível superior (universitário), têm uma duração mais curta que as licenciaturas – daí serem também conhecidos como cursos superiores de curta duração – e numa pirâmide de formação do panorama nacional, está entre o 12º ano de escolaridade e uma Licenciatura Pós Bolonha.

Tal como os cursos CET, os Cursos Técnicos Superiores Profissionais são cursos de Nível 5, ou seja, conferem um diploma desse nível no Quadro Nacional de Qualificações definidos pela ANQEP.

Os CTeSP caracterizam-se por terem uma duração de aproximadamente 2 anos lectivos e desde a sua aprovação em meados de 2014, têm sido muito procurados por cidadãos portugueses que pretendem obter uma qualificação de nível superior ou concluir os estudos secundários dentro do ensino superior. Descobre os requisitos principais para frequentar este tipo de formação.

A quem se destinam os cursos CTeSP?

  • Candidatos com o 12º ano concluído e exames nacionais realizados;
  • Candidatos do regime maiores de 23 anos;
  • Candidatos detentores de um Curso CET.

Qual a duração e equivalência dos cursos CTeSP?

  • Duração de aproximadamente 2 anos;
  • Cursos com elevada empregabilidade;
  • Equivalência a nível 5 do Quadro Nacional de Qualificações;
  • Inseridos no programa Erasmus +;
  • Formação teórica (30%);
  • Formação prática (70%);
  • Estágio garantido em contexto laboral (um semestre).

Os cursos CTeSP asseguram estágio?

Sim, os Cursos Técnicos Superiores Profissionais têm, obrigatoriamente, uma formação em contexto real de trabalho. Este estágio é sempre assegurado pela instituição de ensino superior e desenvolve-se em empresas com atividades profissionais relacionadas às unidades curriculares das componentes de formação científica e técnica do curso.

Os cursos CTeSP têm custos?

Sim, os cursos CTeSP são lecionados em instituições de ensino superior e o valor das suas propinas é fixado por cada instituição. No entanto, a propina pode, em regra geral, ser liquidada em prestações, como tal aconselhamos-te a obter mais informações, sobre o valor das propinas e o número de prestações em que pode ser paga, junto da instituição de ensino superior em que pretendes ingressar.

Tem também em consideração que um estudante de um curso técnico superior profissional tem direito a candidatar-se a bolsas de estudo, nas mesmas condições que um estudante de licenciatura ou de mestrado.

Resumo dos cursos CTeSP

Os Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) são muito vantajosos em diversas situações, no entanto, são especialmente adequados para quem pretende ingressar no Ensino Universitário o mais rapidamente possível e ainda enquanto jovem, pois permitem abrir as portas das Universidades bastante cedo a quem tem grandes ambições académicas. Outra das grandes vantagens destes cursos, reside no facto de terem uma componente técnica extremamente forte, aliada a uma estágio profissional em contexto laboral, factos que contribuem bastante para uma rápida inserção no mercado de trabalho.

Contactos úteis

Telefone: 213 943 700
Email: ctesp@anqep.gov.pt
Consultar CTESPs existentes: Aqui

Outros cursos em que podes ter interesse​​

Massas e pão
Inscrições Abertas

Curso de Pastelaria

Culinária e Pastelaria Curso de Formação Profissional Semipresencial ou Online Porquê apostar na Pastelaria? Consideras-te um apaixonado nato pela pastelaria? Sonhas um dia tornares-te um(a)

Ver Curso »
Técnicas de soldar e fuselagem
Inscrições Abertas

Curso de Manutenção Industrial

Manutenção Curso de Formação Profissional Semipresencial ou Online Porquê apostar na área da Manutenção Industrial? Saber ler o mercado é importante para perceber os setores

Ver Curso »
Cozinha - Aprenda todo o tipo de cortes
Inscrições Abertas

Curso de Cozinha

Culinária e Pastelaria Curso de Formação Profissional Semipresencial ou Online Porquê apostar na Cozinha? A cozinha rapidamente perdeu o rótulo de hobbie e ganhou o

Ver Curso »