Cursos CEF

Cursos de Educação e Formação de Jovens

O que são os cursos CEF?

Os Cursos de Educação e Formação (CEF) são uma modalidade de ensino básico com dupla certificação. Permitem aos formandos desenvolver competências sociais, científicas e profissionais e obterem o nível básico de educação.

Cada curso corresponde a uma etapa de formação desde o Tipo 1 ao Tipo 7. O acesso depende do nível de educação e profissional apresentado. No final de cada etapa, os alunos obtêm uma qualificação escolar e profissional. Os CEF estão disponíveis em estabelecimentos do ensino público, particular e/ou cooperativo, centros do IEFP e outras entidades formadoras.

São uma opção para concluir a escolaridade obrigatória ou continuar os estudos e preparar a entrada no mercado de trabalho. Distinguem-se por apresentar uma opção mais flexível e ajustada aos interesses dos alunos. Descobre os principais requisitos para frequentar este tipo de formação.

A quem se destinam os cursos CEF?

  • Candidatos com 15 ou mais anos;
  • Candidatos com habilitações escolares inferiores aos 6, 9º ou 12º anos ou o 12º ano de escolaridade já concluído;
  • Candidatos sem qualificação profissional;
  • Candidatos que procurem obter uma qualificação profissional superior.

Qual a duração e equivalência dos cursos CEF?

  • A duração varia entre 1020 e 2276 horas, dependendo da escolaridade de acesso;
  • Correspondem aos 6º, 9º e 12º anos de escolaridade;
  • Atribuem um certificado de competências escolares e qualificação profissional de Nível 1, 2 ou 3 do Quadro Nacional de Qualificações.

Tipologia dos cursos CEF?

A conclusão de um determinado tipo dos cursos CEF oferece diferentes opções de futuro. Por exemplo, a conclusão de um CEF Tipo 1 permite o ingresso no 3º ciclo do ensino básico. Já a conclusão de um CEF Tipo 2 ou 3 permite o ingresso num curso de nível secundário. Com um CEF Tipo 4 completo, os formandos podem concorrer ao CEF Tipo 5. Por último, com o diplona de CEF Tipo 5, 6 ou 7, os alunos podem continuar os estudos, seja um Curso de Especialização Tecnológica ou no Ensino Superior.

Como é que os cursos CEF estão organizados?

Os Cursos de Educação e Formação de Jovens dividem-se em quatro áreas de formação:

  • Sociocultural;
  • Científica;
  • Tecnológica;
  • Prática.


Esta formação termina com a defesa da Prova de Aptidão Artística (PAA). Os alunos devem apresentar o projeto final onde aplicaram os conhecimentos e técnicas desenvolvidos durante a formação.

Que entidades podem promover cursos CEF?

  • Centros de emprego e formação profissional;
  • Estabelecimentos de ensino público, particular ou cooperativo com autonomia pedagógica, incluindo as escolas profissionais;
  • Outras entidades formadoras certificadas.

Os cursos CEF asseguram estágio?

Sim, os Cursos de Educação e Formação de Jovens oferecem aos alunos a possibilidade de realizarem um estágio em empresas ou outras organizações. Podem acontecer ao longo ou no final do curso e têm como objetivo ajudar os alunos a aplicarem os seus conhecimentos e competências no contexto de trabalho.

Os cursos CEF têm custos?

Os cursos de Educação e Formação de Jovens não apresentam nenhum custo para os formandos, visto que são financiados pelo Estado.

Resumo dos cursos CEF

Os Cursos de Educação e Formação (CEF) dirigem-se a alunos em diferentes contextos a nível escolar e profissional. A principal vantagem está em oferecer a oportunidade de concluir a escolaridade obrigatória, de continuar os estudos e aprofundar o conhecimento para uma especialização no mercado de trabalho. Estes cursos estão disponíveis em estabelecimentos do ensino público, particular e/ou cooperativo, centros do IEFP e outras entidades formadoras.

Contactos úteis

Telefone: 213 943 700
Email: anqep@anqep.gov.pt
Consultar CEFs existentes: Aqui

Outros cursos em que podes ter interesse​​

Trabalho de edição de vídeo e imagem
Inscrições Abertas

Curso de Multimédia

Multimédia Curso de Formação Profissional Semipresencial ou Online Porquê apostar na área da Multimédia? Trabalhar em Multimédia tem uma grande vantagem. A possibilidade de complementares

Ver Curso »
Logo Mais Cursos
Inscrições Abertas

Curso de Web Development

Informática e Programação Curso de Formação Profissional Semipresencial ou Online Porquê apostar na área do Web Development? Na era digital em que vivemos, a procura

Ver Curso »
Agência de viagens e tours
Inscrições Abertas

Curso de Técnico de Turismo

Turismo Curso de Formação Profissional Semipresencial ou Online Porquê apostar no Turismo? O Turismo é um dos setores de atividade mais importante na economia nacional

Ver Curso »