10 Dicas de como Aprender Português Europeu

Descobre as melhores formas de aprenderes Português

Ouvir podcasts, ver vídeos no Youtube, ver filmes, séries ou documentários na Netflix, utilizar aplicações móveis, ler livros infantis, falar contigo próprio em português, frequentar uma escola de línguas, iniciar aulas privadas, anotar palavras que não consegues fixar facilmente e falar com um nativo da língua para que te possa corrigir sempre que oportuno!

1. Podcasts

Ouvir podcasts em português de Portugal é uma ótima forma de aprender a língua de forma passiva. Muitos dos podcasts disponíveis nas diversas plataformas, como o Spotify ou o iTunes, têm episódios que duram quase uma hora. No entanto, como o conteúdo é transmitido apenas em formato áudio, é ideal para ouvir enquanto fazes outras tarefas que não podes deixar para mais tarde. Também é uma boa ideia emergires-te na língua enquanto vais para o trabalho, ou simplesmente, se precisares de te deslocar para algum lado e a viagem demorar algum tempo. 

Podes não estar a praticar de forma ativa a oralidade, mas focares-te apenas na pronúncia das palavras e ouvi-las várias vezes vai ajudar a que fique tudo gravado no teu subconsciente. Isto facilitará, depois, na aprendizagem ativa.

2. Vídeos no Youtube

O Youtube tem a vantagem de poderes escolher um tema específico sobre o que pretendes ver vídeos. Não importa se os teus gostos forem muito específicos, pois, certamente existirá algum canal que faça vídeos sobre esses temas e, os portugueses não ficam de fora, nesse aspeto. Ver e ouvir alguém que fale português europeu como língua mãe é bastante útil para apreender expressões idiomáticas, bem como assimilar as situações em que é apropriado usá-las. Talvez o Youtube seja a melhor plataforma para estar em contacto com portugueses genuínos, se não estiveres a viver em Portugal.

Para além disso, também existem canais de Youtube dedicados especificamente à criação de vídeos educativos. Se isto for algo que te interessa, também poderás aprender português europeu de uma forma mais formal no Youtube.

3. Filmes, séries ou documentários na Netflix

A vantagem de ver conteúdo em português na Netflix é que podes entrar em contacto com diversos sotaques e pronúncias. Algo bastante útil e várias vezes esquecido, pois, aprenderes a língua e teres que a falar com nativos da mesma pode constituir uma barreira se não estiveres com algum hábito a diferentes sotaques. Portugal, apesar de ter uma pequena dimensão geográfica, apresenta vários sotaques nas suas diferentes regiões.

Para além das séries e filmes portugueses que estão disponíveis na Netflix, também estão disponíveis alguns documentários. Assim, enquanto aprendes uma língua nova, também poderás ficar a conhecer um pouco da história do país, o que vai impressionar muitos dos portugueses com quem falares, no futuro.

4. Aplicações móveis

É preciso ter em atenção que muitas das apps para aprender português que existem, apenas oferecem a opção de português do Brasil. Contudo, é importante frisar que, para começares a aprender as primeiras palavras e o funcionamento de uma língua, qualquer variante serve. Por exemplo a Busuu e a Duolingo são duas das apps que apenas oferecem ensino em português do Brasil. No entanto, os jogos dinâmicos, as interações com nativos e as atividades são de aproveitar, pois são uma boa forma de te habituares à língua sem grande esforço.

5 - Livros infantis

Se quando as crianças começam a aprender a ler, o fazem com livros de nível iniciante e a partir daí, progridem para livros com um nível de língua mais complexo, porque não seguires também este método? A verdade é que, independentemente de já te encontrares na idade adulta, estás a aprender uma língua de raiz e como tal, precisas de criar bases primeiro. Uma boa forma de fazê-lo é leres livros com frases simples e palavras fáceis de entender. A verdade é que esses livros costumam ser livros infantis.

Uma boa forma de cativares a tua mente é escolheres um conto que tenhas lido na tua língua materna e nos teus tempos de infância que esteja traduzido para português europeu. Apesar de já saberes como é que a história se desenrola, vais poder saciar a tua curiosidade para saberes como é que os pais portugueses leem essa mesma história aos seus filhos. O facto de já conheceres a história também será uma ajuda, pois vai facilitar a preencher as lacunas de partes que possas não compreender tão bem.

6 - Português connosco próprios

Se já tens amigos portugueses isso é perfeito, mas é natural que eles nem sempre estejam disponíveis para te ouvir a praticar a língua. Uma coisa quase tão boa que podes fazer é pensar em voz alta em português. Ao início poderá parecer complicado, mas evita desistir. Se os exercícios de prática que fizeste até agora foram exercícios passivos de audição e exercícios formais, é normal que sintas um choque quando tentas formular frases por ti mesmo. Lembra-te que a prática é essencial para esta tarefa. Só praticando e forçando-te a ti próprio a falar português é que ganharás o mesmo nível de fluência de um nativo. Se te aperceberes que te faltam palavras para comunicar algo, tenta procurar outras palavras na tua memória que possam substituí-las.

7 - Escolas de línguas

As escolas de línguas são muito procuradas por quem está habituado a aprender línguas através de um método formal. São uma boa escolha para criar bases sólidas do funcionamento da língua e também para praticar a oralidade com um grupo de nível de língua semelhante ao teu, sob a orientação de um professor, muitas vezes nativo da língua. As escolas de línguas, como é o caso da Lusa Language School, são muito procuradas também para se obter certificação e conseguir frequentar exames específicos de português europeu.

8 - Aulas privadas

Se o teu objetivo é aprender a falar português fluentemente em poucos meses, aulas privadas podem ser uma excelente opção para ti. Desta forma, terás cem por cento da atenção do teu tutor para rapidamente esclareceres todas as tuas dúvidas. Com a ajuda de um profissional, será possível identificares as tuas principais fraquezas, sendo que o teu tutor dar-te-á exercícios personalizados para as corrigires e progredires rapidamente.

Hoje em dia, é incrivelmente fácil arranjar alguém que te dê aulas privadas de qualquer língua. Basta fazeres uma rápida pesquisa na internet. Para além disso, já existem várias plataformas online onde podes procurar um tutor para a língua que desejas aprender e ter aulas por videochamada, como a SuperProf

9 - Palavras que não consegues fixar facilmente

Uma coisa muito natural de acontecer é quando estás a aprender uma língua nova, por vezes há palavras que lês ou ouves várias vezes, mas das quais te esqueces sempre do significado! Umas vezes trata-se de ser um falso amigo e por isso tens uma dificuldade acrescida em associá-la com o verdadeiro significado, outras vezes deve-se ao facto de ser completamente estranha para os teus ouvidos.

Uma forma de combater isto, é anotares num caderno todas as palavras que tens dificuldade em memorizar e lê-las todos os dias para forçares a lembrares-te do seu significado. Também podes escrevê-las em cartões coloridos de forma a estimulares o teu cérebro sempre que as leres.

10 - Nativos da língua

Não há melhor professor de línguas do que aquele cuja língua materna é a que estás a aprender e que ouve as tuas conversas para poder corrigir-te à medida que falas. Valoriza o esforço que um português faz ao relembrar-te constantemente da forma correta de comunicares em português europeu, pois não falarás português tão corretamente de outra forma!

Cursos Recomendados
Social Media

Curso de Redes Sociais

Marketing Curso Profissional Semipresencial ou Online Porquê apostar na área das Redes Sociais? Atualmente, 4,3 biliões de pessoas utilizam as redes sociais. Ou seja, mais

Ver Curso»
Poderás também ter interesse em:
Cursos profissionais em destaque:
Social Media

Curso de Redes Sociais

Marketing Curso Profissional Semipresencial ou Online Porquê apostar na área das Redes Sociais? Atualmente, 4,3 biliões de pessoas utilizam as redes sociais. Ou seja, mais

Ler Mais »
Banner de Curso Profissional de Wedding Planner

Curso de Wedding Planner

Gestão de Eventos Curso Profissional Semipresencial ou Online Porquê apostar na área de organização de casamentos? O casamento é para muitos o dia mais importante

Ler Mais »
Cozinha - Aprenda todo o tipo de cortes

Curso de Cozinha

Culinária e Pastelaria Curso Profissional Semipresencial ou Online Porquê apostar na Cozinha? A cozinha rapidamente perdeu o rótulo de hobbie e ganhou o título de

Ler Mais »