Cursos de Formações Modulares

Formações Modulares Certificadas (FMC) são formações financiadas e de curta duração.

O que são os cursos de Formações Modulares Certificadas (FMC)?

Os Cursos de Formações Modulares Certificadas (FMC) são uma modalidade de ensino organizada em pequenas unidades de formação. Por exemplo, as Unidades de Formação de Curta Duração (UFCD) ou as Unidades de Competência (UC). Têm como objetivo promover a qualificação de adultos através de uma experiência de ensino mais flexível.

Estes cursos abraçam diferentes áreas, atividades e perfis profissionais. Procuram aprofundar os conhecimentos teóricos e práticos e diversificar a oferta de formação contínua. Esta modalidade permite ao aluno e futuro profissional uma melhor resposta num mercado de trabalho mais competitivo e desafiante. O foco está em aumentar as competências, reforçar o currículo e explorar áreas de formação do interesse dos alunos.

A quem se destinam os cursos de Formações Modulares Certificadas?

  • Candidatos com 18 ou mais anos;
  • Candidatos podem estar empregados ou desempregados;
  • Candidatos com 9.º ano de escolaridade ou superior, sem conclusão do ensino secundário.

Qual a duração e equivalência dos cursos de Formações Modulares Certificadas?

  • A duração varia entre no mínimo 25 horas e no máximo 600 horas;
  • Atribuem um certificado de competências escolares e qualificação profissional de Nível 1, 2, 3, 4 ou 5 do Quadro Nacional de Qualificações.

Como é que os cursos de Formações Modulares Certificadas estão organizados?

Cada unidade de Formação de Curta Duração (UFCD) tem objetivos e conteúdos próprios e foca-se numa área profissional concreta. Incluem, também, unidades de formação de base e tecnológica definidas a partir do Catálogo Nacional de Qualificações. Geralmente, cada unidade de Formação de Curta Duração pode durar 25 ou 50 horas.

Que entidades podem promover cursos de Formações Modulares Certificadas?

Estas formações podem funcionar em:

  • Estabelecimentos de ensino básico e secundário, públicos ou privados;
  • Centros de formação profissional do IEFP ou com protocolo;
  • Autarquias, empresas ou associações empresariais, sindicatos e associações locais, regionais e nacionais, que integrem a rede de entidades formadoras do Sistema Nacional de Qualificações.

Os cursos de Formações Modulares Certificadas têm custos?

Os cursos de Formações Modulares não apresentam nenhum custo para os formandos, visto que são integralmente financiados pelo Estado.

Resumo dos cursos FMC

Os cursos de Formações Modulares Certificadas (FMC) dirigem-se a alunos em diferentes contextos a nível escolar e profissional. A principal vantagem está em diversificar a oferta de formação contínua e dar a oportunidade aos alunos de terem uma experiência de ensino mais rica e flexível. Estes cursos estão disponíveis em estabelecimentos do ensino público e/ou particular, centros do IEFP e outras entidades formadoras.

Contactos úteis

Telefone: 213 943 700
Email: anqep@anqep.gov.pt
Consultar FMCs existentes: Aqui

Outros cursos em que podes ter interesse​​

Massas e pão
Inscrições Abertas

Curso de Pastelaria

Culinária e Pastelaria Curso Profissional Semipresencial ou Online Porquê apostar na Pastelaria? Consideras-te um apaixonado nato pela pastelaria? Sonhas um dia tornares-te um(a) dos(as) pasteleiros(as)

Ver Curso »
Cozinha - Aprenda todo o tipo de cortes
Inscrições Abertas

Curso de Cozinha

Culinária e Pastelaria Curso Profissional Semipresencial ou Online Porquê apostar na Cozinha? A cozinha rapidamente perdeu o rótulo de hobbie e ganhou o título de

Ver Curso »
Princípios e fundamentos de Robótica
Inscrições Abertas

Curso de Robótica

Tecnologia Curso Profissional Semipresencial ou Online Porquê apostar na área da Robótica? Falar em robótica transporta-nos às vezes para o futuro. Mas a verdade é

Ver Curso »