Cursos CEF

Cursos de Educação e Formação de Jovens

O que são os cursos CEF?

Os Cursos de Educação e Formação (CEF) são uma modalidade de ensino básico com dupla certificação. Permitem aos formandos desenvolver competências sociais, científicas e profissionais e obterem o nível básico de educação.

Cada curso corresponde a uma etapa de formação desde o Tipo 1 ao Tipo 7. O acesso depende do nível de educação e profissional apresentado. No final de cada etapa, os alunos obtêm uma qualificação escolar e profissional. Os CEF estão disponíveis em estabelecimentos do ensino público, particular e/ou cooperativo, centros do IEFP e outras entidades formadoras.

São uma opção para concluir a escolaridade obrigatória ou continuar os estudos e preparar a entrada no mercado de trabalho. Distinguem-se por apresentar uma opção mais flexível e ajustada aos interesses dos alunos. Descobre os principais requisitos para frequentar este tipo de formação.

A quem se destinam os cursos CEF?

  • Candidatos com 15 ou mais anos;
  • Candidatos com habilitações escolares inferiores aos 6, 9º ou 12º anos ou o 12º ano de escolaridade já concluído;
  • Candidatos sem qualificação profissional;
  • Candidatos que procurem obter uma qualificação profissional superior.

Qual a duração e equivalência dos cursos CEF?

  • A duração varia entre 1020 e 2276 horas, dependendo da escolaridade de acesso;
  • Correspondem aos 6º, 9º e 12º anos de escolaridade;
  • Atribuem um certificado de competências escolares e qualificação profissional de Nível 1, 2 ou 3 do Quadro Nacional de Qualificações.

Tipologia dos cursos CEF?

A conclusão de um determinado tipo dos cursos CEF oferece diferentes opções de futuro. Por exemplo, a conclusão de um CEF Tipo 1 permite o ingresso no 3º ciclo do ensino básico. Já a conclusão de um CEF Tipo 2 ou 3 permite o ingresso num curso de nível secundário. Com um CEF Tipo 4 completo, os formandos podem concorrer ao CEF Tipo 5. Por último, com o diplona de CEF Tipo 5, 6 ou 7, os alunos podem continuar os estudos, seja um Curso de Especialização Tecnológica ou no Ensino Superior.

Como é que os cursos CEF estão organizados?

Os Cursos de Educação e Formação de Jovens dividem-se em quatro áreas de formação:

  • Sociocultural;
  • Científica;
  • Tecnológica;
  • Prática.


Esta formação termina com a defesa da Prova de Aptidão Artística (PAA). Os alunos devem apresentar o projeto final onde aplicaram os conhecimentos e técnicas desenvolvidos durante a formação.

Que entidades podem promover cursos CEF?

  • Centros de emprego e formação profissional;
  • Estabelecimentos de ensino público, particular ou cooperativo com autonomia pedagógica, incluindo as escolas profissionais;
  • Outras entidades formadoras certificadas.

Os cursos CEF asseguram estágio?

Sim, os Cursos de Educação e Formação de Jovens oferecem aos alunos a possibilidade de realizarem um estágio em empresas ou outras organizações. Podem acontecer ao longo ou no final do curso e têm como objetivo ajudar os alunos a aplicarem os seus conhecimentos e competências no contexto de trabalho.

Os cursos CEF têm custos?

Os cursos de Educação e Formação de Jovens não apresentam nenhum custo para os formandos, visto que são financiados pelo Estado.

Resumo dos cursos CEF

Os Cursos de Educação e Formação (CEF) dirigem-se a alunos em diferentes contextos a nível escolar e profissional. A principal vantagem está em oferecer a oportunidade de concluir a escolaridade obrigatória, de continuar os estudos e aprofundar o conhecimento para uma especialização no mercado de trabalho. Estes cursos estão disponíveis em estabelecimentos do ensino público, particular e/ou cooperativo, centros do IEFP e outras entidades formadoras.

Contactos úteis

Telefone: 213 943 700
Email: anqep@anqep.gov.pt
Consultar CEFs existentes: Aqui

Outros cursos em que podes ter interesse​​

Logo Mais Cursos
Inscrições Abertas

Curso de Web Development

Informática e Programação Curso de Formação Profissional Semipresencial ou Online Porquê apostar na área do Web Development? Na era digital em que vivemos, a procura

Ver Curso »
Cozinha - Aprenda todo o tipo de cortes
Inscrições Abertas

Curso de Cozinha

Culinária e Pastelaria Curso de Formação Profissional Semipresencial ou Online Porquê apostar na Cozinha? A cozinha rapidamente perdeu o rótulo de hobbie e ganhou o

Ver Curso »
Fundamentos de usabilidade e comportamentos web
Inscrições Abertas

Curso de Web Design

Design Curso de Formação Profissional Semipresencial ou Online Porquê apostar na área da Web Design? Nunca um website foi tão importante para divulgar os conteúdos

Ver Curso »
Auxiliar nos cuidados de saude prestados aos doentes
Inscrições Abertas

Curso de Auxiliar de Saúde

Saúde Curso de Formação Profissional Semipresencial ou Online Porquê apostar na área da Saúde? A Saúde é uma das áreas de estudo e profissional mais

Ver Curso »