Cursos CAE

Cursos Artísticos Especializados

O que são os cursos CAE?

Os Cursos Artísticos Especializados (CAE) oferecem uma formação especializada nas áreas das Artes Visuais e dos Audiovisuais, da Dança, Música e do Teatro. Permitem aos alunos desenvolverem competências sociais, científicas e artísticas e obterem o nível básico e/ou secundário de educação.

Os cursos básicos de Dança, de Música e de Teatro são cursos de Nível 2, ou seja, conferem um diploma desse nível no Quadro Nacional de Qualificações definidos pela ANQEP. Os cursos secundários de Música atribuem o Nível 3. Por fim, os cursos secundários artísticos nas áreas das Artes Visuais, Audiovisuais e da Dança são cursos de Nível 4

Os CAE estão disponíveis em agrupamentos de escolas e/ou escolas não agrupadas do ensino público, e também em escolas particulares e cooperativas. São uma opção para alunos que procurem continuar a estudar, por exemplo em cursos de especialização ou de ensino superior, ou queiram entrar no mercado de trabalho. Descobre os principais requisitos para frequentar este tipo de formação.

A quem se destinam os cursos CAE?

  • Jovens com 9º ano de escolaridade ou equivalente concluído;
  • Jovens que apresentem vocação nas áreas artísticas referidas e procurem desenvolver o seu conhecimento;
  • Jovens que procurem formação base para continuar os estudos ou exercer uma profissão.

Qual a duração e equivalência dos cursos CAE?

  • Duração de 3 anos;
  • Correspondem aos 10º, 11º e 12º anos de escolaridade;
  • Atribuem um diploma de conclusão do nível secundário e um certificado de Nível 3 do Quadro Nacional de Qualificações;
  • Permitem a entrada nos Cursos de Especialização Tecnológica (Nível 4) ou no Ensino Superior (Universitário ou Politécnico).

Como é que os cursos CAE estão organizados?

Os Cursos Artísticos Especializados dividem-se em quatro áreas de formação:

  • Formação Geral;
  • Formação Científica;
  • Formação Técnica Artística;
  • Formação em Contexto de Trabalho.

Esta formação termina com a defesa da Prova de Aptidão Artística (PAA). Os alunos devem apresentar o projeto final onde aplicaram os conhecimentos e técnicas desenvolvidos durante a formação.

Quais são os regimes de ensino dos cursos CAE?

Nas áreas da Música e da Dança, há vários regimes de ensino. Os alunos podem optar por um regime integrado (o curso é frequentado no mesmo local) ou pelo regime articulado (o curso está dividido entre uma escola de ensino artístico e uma escola de ensino geral).

 

Na área da Música (nível secundário), os alunos podem optar também pelo regime supletivo. Ou seja, a frequência está dependente das componentes de formação científica e técnica artística dos planos de estudo dos cursos básicos e/ou secundários da Música.

Os cursos CAE asseguram estágio?

Sim, os Cursos Artísticos Especializados oferecem aos alunos a possibilidade de realizarem um estágio nas áreas das Artes Visuais, Audiovisuais e da Dança. Os alunos são integrados em empresas ou outras organizações para contactarem com o mercado de trabalho. Em alguns casos, como alternativa, há uma simulação de possíveis atividades para o aluno ganhar experiência profissional.

Os cursos CAE têm custos?

Os cursos Artísticos Especializados não apresentam nenhum custo para os formandos, visto que são financiados pelo Estado.

Resumo dos cursos CAE

Os Cursos Artísticos Especializados (CAE) são direcionados a alunos com 9º ano concluído, que procurem aprofundar e desenvolver as suas competências técnicas e artísticas para continuar os estudos no Ensino Superior ou Especializado, ou começar a sua carreira profissional. Estes cursos estão disponíveis em agrupamentos de escolas e/ou escolas não agrupadas do ensino público, e também em escolas particulares e cooperativas.

Contactos úteis

Telefone: 213 943 700
Email: anqep@anqep.gov.pt
Consultar CAEs existentes: Aqui

Outros cursos em que podes ter interesse​​

Gestao de empresa agricola
Inscrições Abertas

Curso de Gestão Agrícola

Gestão Curso Profissional Semipresencial ou Online Porquê apostar no setor da Agricultura? Até 2050, a população mundial poderá aumentar 35%. E o mesmo acontece com

Ver Curso »
Inscrições Abertas

Curso de Design de Videojogos

Design Curso Profissional Online Porquê apostar no Design de Videojogos? Já não consegues esconder a paixão por videojogos? Isso é um bom ponto de partida!

Ver Curso »
Princípios e fundamentos de Robótica
Inscrições Abertas

Curso de Robótica

Tecnologia Curso Profissional Semipresencial ou Online Porquê apostar na área da Robótica? Falar em robótica transporta-nos às vezes para o futuro. Mas a verdade é

Ver Curso »