Cursos para quem tem o 12º ano

Cursos profissionais de Níveis 4 e 5

Quais os cursos disponíveis para quem tem o 12º ano?

Existem diversas escolas a lecionar cursos para quem tem o 12º ano. Chegados a esta fase da vida académica, muitos alunos interessados em melhorar as competências profissionais acreditam que o Ensino Superior é a única opção. Nada mais errado.

Existem diversas alternativas de qualidade às licenciaturas. Cursos de menor duração ou outra oferta formativa mais adequada ao caminho pretendido. Isto porque as Universidades lecionam cursos que têm uma duração mínima de 3 anos e, em alguns casos, são cursos pouco técnicos O mercado laboral continua a evoluir e a exigir capacidade de trabalho e conhecimento técnico. Hoje, existe cada vez mais procura por profissionais com competências técnicas muito específicas e que normalmente só são lecionadas em escolas profissionais:

Tipologia de cursos para quem tem o 12º ano?

  • Cursos Profissionais – os cursos profissionais, de forma geral são todos os cursos que não se enquadram na via normal do ensino secundário, ou nas categorias de ensino superior e workshops. Este tipo de formação, normalmente é certificado pela DGERT, e existe uma oferta muito vasta em Portugal. A diferença deste tipo de cursos relativamente ao ensino superior, reside no facto de serem cursos altamente especializados e de menor duração.  Os requisitos (ao nível de idades) para a frequência deste tipo de formação varia de escola para escola.
  • Cursos CTeSP – os Cursos Técnicos Superiores Profissionais são cursos que, numa pirâmide de formação, enquadram-se entre os cursos profissionais e a licenciatura. Também conhecidos como cursos profissionais de Nível 5, têm uma duração variável e são leccionados por Institutos Politécnicos. Para frequentar uma formação CTeSP não são necessários requisitos ao nível da idade.
  • Cursos CET – tratam-se de cursos de nível pós secundário, ou seja, são especialmente dirigidos a quem já tem um nível de qualificação mais elevado e pretende especializar-se de forma altamente técnica num determinado sector de actividade.

Que entidades podem promover cursos para quem tem o 12º ano?

  • Instituto de Emprego e Formação Profissional
  • Entidades formadoras certificadas
  • Escolas profissionais certificadas
  • Escolas superiores públicas
  • Escolas superiores privadas

Os cursos para quem tem o 12º ano asseguram estágio?

Sim, os cursos para quem tem 12º ano integram uma formação em contexto real de trabalho que têm como objectivo fundamental a aplicação dos conhecimentos e saberes adquiridos às actividades práticas do respectivo perfil profissional.

Os cursos para quem tem o 12º ano têm custos?

De uma forma geral, sim, mas existem exceções ou apoios/bolsas de estudo.

Os cursos profissionais apresentam custos, tendo em conta que são lecionados em Escolas Profissionais certificadas, mas, geralmente, oferecem facilidades de pagamento.

Os cursos CET que são ministrados na rede de Centros de Emprego e Formação Profissional de Gestão Direta do IEFP são gratuitos para todos os formandos, no entanto, podem apresentar custos se decorrerem na rede de Centros de Formação Profissional de Gestão Participada. No caso dos cursos CTESPs existe sempre um valor de propina que é fixado pela instituição de ensino onde o curso será realizado, mas poderás candidatar-te a bolsas de estudo ou ao pagamento faseado do valor da propina.

Resumo dos cursos para quem tem o 12º ano

Embora os CTESPs sejam os cursos de nível mais elevado, entre as opções disponíveis, existem cursos profissionais de grande qualidade, em sectores de actividade com grande necessidade de recursos humanos qualificados. Consulta a nossa lista de cursos profissionais sugeridos no final desta página.

Contactos úteis

Email: geral@maiscursos.org

Outros cursos em que podes ter interesse​

Massas e pão
Inscrições Abertas

Curso de Pastelaria

Culinária e Pastelaria Curso Profissional Semipresencial ou Online Porquê apostar na Pastelaria? Consideras-te um apaixonado nato pela pastelaria? Sonhas um dia tornares-te um(a) dos(as) pasteleiros(as)

Ler Mais »
Fundamentos de usabilidade e comportamentos web
Inscrições Abertas

Curso de Web Design

Design Curso Profissional Semipresencial ou Online Porquê apostar na área da Web Design? Nunca um website foi tão importante para divulgar os conteúdos e serviços

Ler Mais »
Auxiliar nos cuidados de saude prestados aos doentes
Inscrições Abertas

Curso de Auxiliar de Saúde

Saúde Curso Profissional Semipresencial ou Online Porquê apostar na área da Saúde? A Saúde é uma das áreas de estudo e profissional mais antiga e

Ler Mais »
Conjugação e funcionalidade de espaços
Inscrições Abertas

Curso de Decoração de Interiores

Decoração de Interiores Curso Profissional Semipresencial ou Online Porquê apostar na área de decoração de interiores? Desde cedo que a humanidade criou uma ligação com

Ler Mais »
Grooming
Inscrições Abertas

Curso de Tosquia e Grooming

Cuidados Animais Curso Profissional Semipresencial ou Online Porquê apostar na Tosquia e Grooming? Sonhas um dia assumir uma profissão inovadora, num setor rentável e que

Ler Mais »
Inscrições Abertas

Curso de Design de Videojogos

Design Curso Profissional Online Porquê apostar no Design de Videojogos? Já não consegues esconder a paixão por videojogos? Isso é um bom ponto de partida!

Ler Mais »
Domínio de sombras e paletes
Inscrições Abertas

Curso de Maquilhagem Profissional

Beleza e Estética Curso Profissional Semipresencial ou Online Porquê apostar na área de Maquilhagem Profissional? A maquilhagem está ligada à beleza, mas também à criatividade!

Ler Mais »
Trabalho de edição de vídeo e imagem
Inscrições Abertas

Curso de Multimédia

Multimédia Curso Profissional Semipresencial ou Online Porquê apostar na área da Multimédia? Trabalhar em Multimédia tem uma grande vantagem. A possibilidade de complementares os teus

Ler Mais »