Cursos profissionais depois do 12º ano

Cursos profissionais de Níveis 4 e 5

Que cursos há disponíveis para quem tem o 12º ano?

Tens o ensino secundário, mas queres obter mais formação. Fica a saber quais os cursos disponíveis agora que terminaste o 12º ano.

Chegados a esta fase da vida académica, muitos alunos interessados em melhorar as competências profissionais acreditam que o Ensino Superior é a única opção. Nada mais errado. Existem diversas escolas a lecionar cursos profissionais pós 12º ano, os quais visam especializar-te numa determinada área profissional, dando-te mais qualificações, mas não te obrigando a seguir a universidade, se tal não for do teu interesse.

Existem diversas alternativas de educação de qualidade às licenciaturas. Cursos de menor duração e uma oferta formativa mais vocacionada para o ingresso rápido e mais imediato no mercado de trabalho. Isto porque as Universidades lecionam cursos que têm uma duração mínima de 3 anos e, em alguns casos, são cursos pouco técnicos. O conhecimento técnico continua a revelar-se muito importante e nem sempre ter um curso superior é sinónimo de conseguir emprego mais rapidamente. Por isso, estes cursos com uma vertente mais prática são especialmente indicados para quem procura um tipo de formação menos teórico e mais dirigido para o trabalho de campo.

Hoje, existe cada vez mais procura por profissionais com competências técnicas muito específicas e que normalmente só são lecionadas em escolas profissionais ou no IEFP:

Quais as tipologias de cursos para quem concluiu o 12º ano?

  • Cursos Formação Profissional –Os cursos profissionais designam os cursos que não se enquadram na via normal do ensino secundário, nem nas categorias de ensino superior ou workshops. Trata-se de um tipo de formação, normalmente certificada pela DGERT, e com uma vasta oferta, de norte a sul do país. Correspondem a cursos de mais curta duração e bastante especializados numa determinada área do conhecimento. Os requisitos de frequência destes cursos podem variar de escola para escola e de curso para curso.
  • Cursos CET – Estes são também cursos de nível pós-secundário que se destinam a quem já tem um nível de qualificação mais alto, mas deseja especializar-se numa área técnica para exercer num dado setor de atividade. São ministrados pelo IEFP e por Instituição de Formação Especializadas.
  • Cursos CTeSP – os Cursos Técnicos Superiores Profissionais são cursos que, numa pirâmide de formação, enquadram-se entre os cursos profissionais e a licenciatura. Também conhecidos como cursos profissionais de Nível 5, têm uma duração variável e são leccionados por Institutos Politécnicos. Para frequentar uma formação CTeSP não são necessários requisitos ao nível da idade.

Onde me posso inscrever em cursos pós 12º ano?

Os cursos para quem tem o 12º ano estão disponíveis em várias escolas e entidades, nomeadamente:

Os cursos para quem tem o 12º ano têm estágio incluído?

Sim. Os cursos para quem terminou o ensino secundário incluem uma componente de formação em contexto de trabalho, o que é uma mais-valia, pois permite a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos durante o curso.

Os cursos profissionais depois do 12º ano têm custos?

Sim, geralmente estes cursos têm custos associados. No entanto, há casos onde isso pode não acontecer, nomeadamente quando as pessoas recebem algum tipo de apoios ou de bolsas de estudo.

Contudo, deves informar-te, primeiramente, junto da escola que te interessa, pois muitas delas disponibilizam facilidades de pagamento.

Além disso, importa dizer que os cursos CET ministrados na rede de Centros de Emprego e Formação Profissional de Gestão Direta do IEFP são gratuitos para todos os formandos. Os únicos custos que lhes podem estar associados é quando o curso decorre na rede de Centros de Formação Profissional de Gestão Participada. Já no caso de se tratar de um curso CTESP, há sempre uma propina a pagar, a qual é definida pela instituição de ensino onde estiveres a fazer o curso. Neste caso, podes tentar candidatar-te a uma bolsa de estudo ou fazeres o pagamento faseado da propina para atenuar as despesas.

Em síntese, há muito por onde escolher e não se pode dizer que uma opção seja, à partida, melhor do que outra. Tudo depende das tuas ambições e daquilo que tu pretendes para o teu futuro.

Se, por um lado, os cursos CTESPs são mais indicados para quem tem um nível de qualificações mais alto; por outro lado, os cursos de formação profissional são uma ótima opção para quem deseja obter uma formação mais prática após o ensino secundário, dirigida para aquilo que é o trabalho em campo.

Aqui na plataforma do Mais Cursos, podes encontrar uma grande variedade de cursos profissionais disponíveis em áreas muito diferentes, pelo que certamente irás encontrar uma formação que te apaixone e incentive a especializares-te numa dada área do conhecimento.

O mais importante é não desistires de obter mais formação, pois isso pode ser determinante na tua realização pessoal, bem como no teu sucesso profissional. O mercado de trabalho é cada vez mais exigente e competitivo, pelo que ter mais formação é cada vez mais importante e recomendável.

Resumo dos cursos para quem tem o 12º ano

Embora os CTESPs sejam os cursos de nível mais elevado, entre as opções disponíveis, existem cursos profissionais do IEFP para quem tem o 12º ano e cursos de formação profissional de grande qualidade lecionados em Instituições Especializadas, em sectores de actividade do mercado de trabalho com grande necessidade de recursos humanos qualificados. Consulta a nossa lista de cursos profissionais sugeridos no final desta página.

Contactos úteis

Email: geral@maiscursos.org

WhatsApp
Reddit
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Poderás também ter interesse em:

Cursos de formação profissional em destaque:

Curso de Game Art

Design e Videojogos Curso de Formação Profissional Semipresencial ou Online Porquê apostar na área de Game Art? Acredita, o mercado do vídeo games é uma

Ler Mais »
Curso Profissional de Cibersegurança - Programação

Curso de Cibersegurança

Cibersegurança Curso de Formação Profissional Semipresencial ou Online Porquê apostar na área da Cibersegurança? Primeiro, o mundo está cada vez mais online e a necessidade

Ler Mais »