Trabalhos e teses? A Inteligência Artificial pode ser uma arma secreta!

Reescrita através de IA: Uma aliada inesperada

Com a inteligência artificial em ascensão, ferramentas de reescrita baseadas nessa tecnologia estão cada vez mais disponíveis. A tecnologia IA simplificou drasticamente o processo de escrita, reduzindo o número de horas de tédio na pesquisa por palavras ou vocabulário alternativo para transmitir a mesma informação.

Agora, com a ajuda de uma ferramenta de reescrita de IA, podes reescrever qualquer coisa em poucos minutos, sem alterar o significado original. Seja uma tese ou um pequeno trabalho, a reescrita através de IA torna-se uma aliada poderosa. Mas, afinal, o que são essas ferramentas e como é que elas te podem auxiliar nas tarefas académicas?

O que é a reescrita através de IA?

Como o próprio nome sugere, a Reescrita de IA é a prática de usar inteligência artificial para reescrever um texto sem alterar seu contexto original. Isso é feito através de ferramentas específicas, que me permitem reescrever parágrafos ou frases inteiras com apenas alguns cliques.

As capacidades da inteligência artificial estão em constante evolução, tornando cada vez mais raro encontrar uma ferramenta de reescrita de IA que produza resultados de baixa qualidade. Seja para melhorar a legibilidade dos textos do teu trabalho/tese ou para mudar palavras e encontrar novos sinónimos que transmitam a mesma ideia, a reescrita de IA é a tua grande aliada.

3 Maneiras através das quais a reescrita de IA te pode ajudar

1º Melhorar a Legibilidade

Escrever uma tese é uma tarefa complexa, e é comum que utilizes vocabulário rebuscado e estruturas de frases complexas. Uma boa tese deve ser fácil de ler, pois um texto mal escrito ou orientado tem maior hipótese de ser mal interpretado por quem vai avaliar.

É comum os alunos considerarem uma tarefa difícil e pesada a análise de vários textos e a sua consequente melhoria de legibilidade. Com a ajuda da reescrita de IA, podes facilmente executar essa tarefa em poucos minutos. Basta inserires o texto na ferramenta, efetuares um pedido e pronto! Não vais precisar de passar horas a rever e fazer ajustes manuais. A ferramenta de reescrita de IA faz isso num piscar de olhos.

Vamos explicar através de um exemplo prático. Escolhemos um texto aleatório que era difícil de ler e colocamos numa ferramenta de reescrita. Vê a imagem seguinte para perceberes a rapidez com que ela transformou este primeiro texto mal escrito:

1º Texto

“Enquanto as ondas do passado se chocavam contra os rochedos do presente, o futuro se desenhava-se em aquarelas borradas de incerteza. Embora a lua brilhasse prateada sobre o mar azul-escuro, as sombras dançavam sinistras nos becos estreitos da cidade adorável.”

Texto Reescrito

“Assim como as ondas do passado batem nas rochas do presente, o futuro é pintado em aquarela pintada pela incerteza. Enquanto a lua brilhava prateada sobre o mar azul profundo, sombras dançavam assustadoramente ao longo das ruas estreitas da cidade adormecida.”

2º Superar o Bloqueio do Escritor

É comum que escritores e estudantes atinjam um nível de escrita em que o cérebro fica “preso”, o que provoca uma incapacidade de expressar as ideias em palavras. As ferramentas de reescrita de IA resolvem esse problema de forma eficiente.

Treinadas com um massivo conjunto de dados, as ferramentas nunca ficam sem palavras ou frases e têm sempre uma forma alternativa de reescrever o que for necessário. Basta inserires um trecho de texto que esteja dificultar-te a escrita e a ferramenta irá substituí-lo por outro texto, trazendo novas ideias para cima da mesa para que possas progredir.

Também tens a possibilidade de utilizar conteúdo de outras fontes e reescrever tudo utilizando uma destas ferramentas. Extremamente interessante, certo? Fica com mais uma demonstração:

Texto Original

“O fantasma da mudança climática assombra nosso planeta, uma sombra cada vez mais quente e densa. O gelo das montanhas chora lágrimas derretidas que alimentam rios revoltosos, inundando casas e sonhos.”

Texto Reescrito

“O espectro das alterações climáticas paira sobre o nosso planeta, com a sua sombra cada vez mais quente e escura. O fluxo de gelo das montanhas alimenta rios rebeldes e derrete as lágrimas que inundam casas e sonhos.”

3º Produzir Conteúdo Exclusivo

Escrever um complexo trabalho ou uma tese é um processo demorado e exige muita pesquisa. As hipóteses de se utilizar as mesmas fontes e textos que outros alunos já utilizaram são sempre um peso. Se parte do teu trabalho ou tese apresentar plágio, terás de agir sobre esse problema, caso contrário poderás receber uma avaliação negativa.

Com o apoio da IA, podes  tornar o teu conteúdo único, pois é uma maneira simples e rápida de resolver o problema do plágio. Tal como nos exemplos anteriores, a receita é a mesma, basta inserires o texto, sobre o qual tens dúvidas ou que sabes que é plagiado, na ferramenta e ela irá reescrever de forma original, sem perder o significado original. Vamos a mais um exemplo?

Texto Original

“Cada passo, mesmo pequeno, contribui para construir um futuro verdejante, onde a brisa sussure promessas de vida, não ameaças de destruição.”

Texto Reescrito

“Mesmo pequenos passos contribuem para a construção de um futuro verde onde ventos suaves sussurram a promessa de vida em vez da ameaça de destruição.”

IA - Verificação de Plágio

Por fim, basta executares uma verificação de plágio no texto reescrito e terás o resultado automaticamente.

Conclusão

Se como estudante, sentes problemas para escreveres ou desbloqueares um trabalho ou tese, a reescrita de IA pode ajudar-te. Os softwares de reescrita de IA oferecem infinitas possibilidades para aprimorares os teus textos e ideias.

Lembra-te: a inteligência artificial não substitui o teu esforço e dedicação! A reescrita de IA é uma ferramenta poderosa, como tal é fundamental que a utilizes com responsabilidade e honestidade. Não é um atalho para o sucesso académico, mas sim um apoio ao qual podes recorrer para te auxiliar para aprimorares os teus textos, aprimorares a tua clareza de ideias e evitares o plágio.

Cursos Recomendados

Curso de Design de Moda

Marketing, Moda e Publicidade Curso de Formação Profissional Semipresencial ou Online Curso de Marketing e Comunicação de Moda A moda faz parte do nosso dia

Ver Curso»
Poderás também ter interesse em:
Cursos de formação profissional em destaque:

Curso de Design de Moda

Marketing, Moda e Publicidade Curso de Formação Profissional Semipresencial ou Online Curso de Marketing e Comunicação de Moda A moda faz parte do nosso dia

Ler Mais »
Logo Mais Cursos

Curso de Web Development

Informática e Programação Curso de Formação Profissional Semipresencial ou Online Porquê apostar na área do Web Development? Na era digital em que vivemos, a procura

Ler Mais »
Logo Mais Cursos

Curso de Arte Digital

Design Curso de Formação Profissional Semipresencial ou Online Porquê apostar na área da Arte Digital? A arte digital e os videojogos vão além do entretenimento:

Ler Mais »

Curso de Game Art

Design e Videojogos Curso de Formação Profissional Semipresencial ou Online Porquê apostar na área de Game Art? Acredita, o mercado do vídeo games é uma

Ler Mais »