Os 10 empregos com melhores salários


No artigo de hoje trazemos informações detalhadas sobre os 10 empregos com melhores salários em Portugal.

Quando chega a altura de escolher uma profissão, é importante que se enquadre naquilo que são os gostos pessoais. Se vai ter que escolher uma profissão para o resto da vida, é importante que seja algo que lhe dê algum prazer. No entanto, é igualmente importante que tenha em consideração a empregabilidade e os salários praticados no mercado. Antes de investir na formação que lhe dê acesso a uma profissão, informe-se das condições dos profissionais dessa classe e depois, conscientemente e com todos os dados em sua posse, decida. Para o ajudar nessa tarefa, o Mais Cursos apresenta uma lista dos 10 empregos com melhores salários em Portugal. Confira.

1. Controlador de Tráfego Aéreo:

Com um nível de exigência máximo, a profissão de Controlador de Tráfego Aéreo é proporcionalmente bem paga. Com um salário a rondar os 10.000 euros mensais, os profissionais de controlo de tráfego aéreo são os mais bem pagos do mercado português. No entanto, estes valores explicam-se facilmente pela grande responsabilidade que assumem. Entre as principais tarefas destes profissionais estão a orientação e monitorização de aviões, no sentido de garantir um fluxo seguro e estável de tráfego aéreo.
Em Portugal existe apenas uma escola a oferecer o curso de formação para Controladores de Tráfego Aéreo, a NAV. Tem a duração de 18 meses e a sua estrutura obedece à legislação europeia.

2. Desportistas e Treinadores:

Apesar de ser uma classe profissional com uma enorme disparidade salarial, desportistas e treinadores ganham em média 8.500 euros por mês. No entanto, é necessário ter em consideração o clube a que estes profissionais estão associados. Os salários e/ou benefícios que recebem estão ainda directamente relacionados com esta questão.
A principal entidade responsável pela formação de Treinadores em Portugal é o Instituto Português do Desporto e Juventude, que oferece um Programa Nacional de Formação de Treinadores dividido em quatro graus, para diferentes categorias na carreira de Treinador. Por outro lado, cursos de Desporto, profissionais e superiores, podem ser encontrados em várias escolas, como a Escola Profissional Cefad.

3. Médicos de Clínica Geral:

Os profissionais de saúde, nomeadamente os Médicos de Clínica Geral encontram-se na terceira posição da lista dos 10 empregos com melhores salários. Auferem, em média, 4.000 euros mensais. No entanto, estes valores podem variar de acordo com a experiência, o estatuto e até o exercício da profissão no sector público ou privado. A exigência da formação académica e a posterior responsabilidade associada à profissão justificam os valores pagos aos médicos.
Num sector em crescimento e onde o investimento público tem vindo a aumentar todos os anos, a medicina é uma das profissões com maior empregabilidade. No país, apenas é possível tirar cursos em Medicina nas Universidades. Entre as melhores do país encontram-se as faculdades de medicina. Neste tópico pode encontrar uma boa discussão sobre o assunto.

4. Directores de Empresas (CEOs):

Apesar do valor auferido pelos Directores de Empresas em Portugal estar longe dos salários astronómicos dos seus homólogos norte-americanos, por exemplo, um CEO ganha em média 3.800 euros mensais, ocupando a quarta posição na lista. Os profissionais desta categoria estão, e à semelhança de quase todos nesta lista, sob uma enorme pressão. Mostrar resultados e, muitas vezes, gerir eficientemente uma empresa com os menores recursos possível, maximizando as receitas.
Embora a formação destes profissionais esteja muito interligada com a experiência, existem vários cursos profissionais e superiores que pode tirar de forma a alcançar o lugar de CEO, principalmente de Gestão e Administração. Se procura uma formação específica, a School of CEOs da Universidade do Minho oferece um curso muito interessante.

5. Técnicos de Segurança Aérea:

Nesta categoria estão incluídos todos os profissionais que desempenham funções técnicas respeitantes ao desenho, instalação, gestão, operação, manutenção e reparação de sistemas de navegação aérea. O salário mensal dos Técnicos de Segurança Aérea é, em média, 3.600 euros mensais e é a quinta profissão mais bem paga no país. Estes profissionais, independentemente do seu cargo, têm a enorme responsabilidade.
A Portway, empresa responsável pelo handling nos aeroportos de Portugal, tem o seu próprio Centro de Formação, acreditado pelo IATA, pelo IQF e por diversas companhias aéreas, e oferece aos seus trabalhadores e candidatos externos vários cursos.  1 – Técnico de tráfego assistência em escala. 2 – Técnico de tráfego assistência em escala – passageiros. 3 – Operador de assistência em escala. 4 – Cargas perigosas IATA. 5 – Segurança aeroportuária.

6. Oficiais de Pilotagem de Navios:

A esta categoria pertencem todos os elementos dos quadros mais elevados de pessoal de bordo marítimo, nomeadamente Oficiais Pilotos da Marinha mercante. Auferem em média 3.200 euros mensais. O valor é justificado pelo trabalho duro e que implica, muitas vezes, longos períodos longe de casa. Apesar de ser uma das profissões mais antigas do mundo, com uma longa história, continua a cativar muitos jovens em Portugal, também tendo em conta o elevado valor remuneratório.
A Escola Superior Náutica Infante D. Henrique oferece uma Licenciatura em Pilotagem, e que tem como principal objectivo formar Oficiais de Pilotagem de Marinha mercante nacional e internacional.

7. Mediador de Seguros:

Com um salário mensal a rondar os 3.000 euros mensais, os agentes de mediação de seguros que trabalham directamente com seguradoras também pertencem ao top 10 dos profissionais mais bem pagos. Entre as principais funções de um profissional do ramo de seguros estão a promoção e comercialização de seguros, desde o seguro ao automóvel até ao seguro de vida, mas também o apoio constante ao segurado, o esclarecimento de dúvidas e a activação das apólices sempre que necessário.
Várias escolas em Portugal oferecem formação na área. A Cetform têm na sua oferta formativa o curso de Agentes, Corretores e Mediadores de Seguros. Se preferir um curso mais abrangente, sugerimos o curso de Consultor Comercial da Master.D.

8. Gestor de Empresas de Serviços:

Ocupam posições de topo na gestão de empresas de serviços e recebem em média 3.000 euros mensais. Como gestores, estes profissionais devem estar atentos ao mercado. Desde novas tendências de consumo atá à aplicação de inovadores técnicas de venda e promoção, a par do desenvolvimento tecnológico.
A formação em gestão é um óptimo ponto de partida para quem procura vingar na área. Várias escolas profissionais e centros de formação oferecem cursos de gestão ou formações intensivas. O Citeforma tem uma extensa oferta formativa na área de Gestão e Administração. Se pretende um grau académico superior, quase todas as universidades têm cursos na área de gestão.

9. Corretores de Bolsa:

No penúltimo lugar da lista, mas com um salário igualmente atractivo, aparecem os profissionais que trabalham no mercado de valores. Com um salário médio nominal a rondar os 2.800 euros mensais, os Corretores de Bolsa têm como principal tarefa comprar e vender acções e/ou outros valores mobiliários para os seus clientes. É uma profissão com elevados níveis de stress e que requer uma total entrega por parte do profissional, mas que ainda hoje continua a ter muitos interessados.
Para além de formações que pode encontrar, esporadicamente, em organizações associadas ao negócio, o Instituto de Formação Bancário oferece um curso de formação intermédia em Operações de Bolsa e a Interligação aos Mercados.

10. Profissionais de Marketing:

Por fim, na décima posição dos 10 empregos com melhores salários em Portugal, encontra-se o Profissional de Marketing. Os profissionais de topo na área auferem, em média, 2.500 euros por mês, e são uma peça chave das empresas. Se, por um lado, os profissionais de Marketing têm já um papel de relevo e consolidado em todos os sectores de actividade, só agora é que o Marketing Digital começa a ganhar o seu próprio espaço no mercado. A par deste crescimento, nota-se também uma elevada procura de especialistas em Marketing Digital.
Se acredita ter a vocação necessária para esta profissão e até lhe interessa o valor médio salarial, pode começar por tirar um curso na área. Várias escolas e centros de formação, um pouco por todo o país, oferecem o Curso de Marketing Digital, nomeadamente a Master.D, ou a Flag.

 

Conclusão sobre os 10 empregos com melhores salários:

São muito variadas as profissões com melhor remuneração no nosso País. Agora que já as conhece, chegou a altura de decidir. Claro que não tem de optar por um dos mencionados, nem tem de fazer de um bom ordenado o seu objectivo de carreira. No entanto, é importante ter em consideração que um bom emprego e consequentemente um bom salário são passos dados na realização profissional.

Artigos recomendados