Formação Certificada: Tudo o que deves saber!

O que é e, porque deves optar por uma?

Nos últimos anos, várias opções de formação nasceram para responder aos objetivos e interesses de cada pessoa. Desde o Ensino Superior aos cursos profissionais, as oportunidades de melhorar as competências e aumentar o conhecimento estão à vista. Se hoje ter uma formação é um passo comum na carreira profissional, mais importante é assegurar que é uma formação certificada.

Mas, o que é uma formação certificada? Quais são as vantagens? Porque é que deves optar por um curso com certificação? Explicamos-te tudo sobre Formação Certificada, os diferentes tipos de certificado e, porque é que deves seguir esta opção.

O que é Formação Certificada?

Frequentaste um curso ou uma ação de formação e recebeste um certificado? O teu estágio profissional terminou com um certificado em mãos? Estes são dois exemplos de formação certificada. É uma experiência profissional e formativa que, no final, é validada através de um documento. O certificado reconhece as competências e o progresso que o aluno apresentou ao longo do curso. É um documento importante para entrares no mercado de trabalho.

Quais são os tipos de certificado?

Frequência de Formação Profissional

Não há avaliação de conhecimentos, por isso o certificado comprova que o formando frequentou uma formação.

Formação Profissional

Há avaliação de conhecimentos, por isso além do comprovativo de  frequência, acrescenta informações sobre as qualificações e resultados do formando. Apresenta o nível de qualificação e as habilitações escolares equivalentes.

Aptidão Profissional

Valida as competências do formando para exercer uma profissão, informa sobre o nível de qualificação e as habilitações escolares equivalentes.

Quem atribui a certificação?

Em Portugal, a Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT) é responsável pela certificação das entidades formadoras, através da Direção de Serviços de Qualidade e Acreditação (DSQA). Os certificados são emitidos por áreas de educação e formação. A entidade formadora deve mostrar a sua capacidade para dar respostas às necessidades de formação em determinadas áreas. 

Depois, há o certificado emitido por cada entidade formadora no final da formação profissional. Cada aluno receberá este documento como prova da conclusão do curso e do seu percurso formativo. No fundo, realça o trabalho do formando em aprofundar conhecimentos para desenvolver no mercado de trabalho.

Porquê escolher uma Formação Certificada?

  • Tens a garantia de qualidade no curso e na entidade formadora;
  • Maior reputação na fase de entrevistas e seleção de emprego;
  • Reconhecimento pelo mercado de trabalho das entidades formadoras;
  • Podes deduzir no IRS despesas relacionadas com formação profissional.

Gostavas de saber mais sobre opções de cursos e ações de formação? Conhece as nossas ofertas formativas e fica a par de todas as informações. Contamos contigo?

Cursos Recomendados
Logo Mais Cursos

Curso de Web Development

Informática e Programação Curso de Formação Profissional Semipresencial ou Online Porquê apostar na área do Web Development? Na era digital em que vivemos, a procura

Ver Curso»
Poderás também ter interesse em:
Cursos de formação profissional em destaque:
Logo Mais Cursos

Curso de Web Development

Informática e Programação Curso de Formação Profissional Semipresencial ou Online Porquê apostar na área do Web Development? Na era digital em que vivemos, a procura

Ler Mais »
Logo Mais Cursos

Curso de Arte Digital

Design Curso de Formação Profissional Semipresencial ou Online Porquê apostar na área da Arte Digital? A arte digital e os videojogos vão além do entretenimento:

Ler Mais »

Curso de Game Art

Design e Videojogos Curso de Formação Profissional Semipresencial ou Online Porquê apostar na área de Game Art? Acredita, o mercado do vídeo games é uma

Ler Mais »

Curso de Design Gráfico

Design Gráfico Curso de Formação Profissional Semipresencial ou Online Porquê apostar na área do Design Gráfico? Sabias que o design gráfico é uma das profissões

Ler Mais »