Formação Certificada: Tudo o que deves saber!
O que é e, porque deves optar por uma?
Nos últimos anos, várias opções de formação nasceram para responder aos objetivos e interesses de cada pessoa. Desde o Ensino Superior aos cursos profissionais, as oportunidades de melhorar as competências e aumentar o conhecimento estão à vista. Se hoje ter uma formação é um passo comum na carreira profissional, mais importante é assegurar que é uma formação certificada.
Mas, o que é uma formação certificada? Quais são as vantagens? Porque é que deves optar por um curso com certificação? Explicamos-te tudo sobre Formação Certificada, os diferentes tipos de certificado e, porque é que deves seguir esta opção.
O que é Formação Certificada?
Frequentaste um curso ou uma ação de formação e recebeste um certificado? O teu estágio profissional terminou com um certificado em mãos? Estes são dois exemplos de formação certificada. É uma experiência profissional e formativa que, no final, é validada através de um documento. O certificado reconhece as competências e o progresso que o aluno apresentou ao longo do curso. É um documento importante para entrares no mercado de trabalho.
Quais são os tipos de certificado?
Frequência de Formação Profissional
Não há avaliação de conhecimentos, por isso o certificado comprova que o formando frequentou uma formação.
Formação Profissional
Há avaliação de conhecimentos, por isso além do comprovativo de frequência, acrescenta informações sobre as qualificações e resultados do formando. Apresenta o nível de qualificação e as habilitações escolares equivalentes.
Aptidão Profissional
Valida as competências do formando para exercer uma profissão, informa sobre o nível de qualificação e as habilitações escolares equivalentes.
Quem atribui a certificação?
Em Portugal, a Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT) é responsável pela certificação das entidades formadoras, através da Direção de Serviços de Qualidade e Acreditação (DSQA). Os certificados são emitidos por áreas de educação e formação. A entidade formadora deve mostrar a sua capacidade para dar respostas às necessidades de formação em determinadas áreas.
Depois, há o certificado emitido por cada entidade formadora no final da formação profissional. Cada aluno receberá este documento como prova da conclusão do curso e do seu percurso formativo. No fundo, realça o trabalho do formando em aprofundar conhecimentos para desenvolver no mercado de trabalho.
Porquê escolher uma Formação Certificada?
- Tens a garantia de qualidade no curso e na entidade formadora;
- Maior reputação na fase de entrevistas e seleção de emprego;
- Reconhecimento pelo mercado de trabalho das entidades formadoras;
- Podes deduzir no IRS despesas relacionadas com formação profissional.
Gostavas de saber mais sobre opções de cursos e ações de formação? Conhece as nossas ofertas formativas e fica a par de todas as informações. Contamos contigo?
Cursos Recomendados

Curso de Auxiliar de Veterinária de Equinos
Veterinária de Equinos Curso de Formação Profissional Semipresencial ou Online Porquê apostar na área de Veterinária? Sabias que é um dos mercados mais lucrativos hoje?

Curso de Personal Trainer e Nutrição Desportiva
Desporto e Nutrição Curso de Formação Profissional Online Porquê apostar na área de Desporto e Nutrição? Sabias que em 2022 o mercado global de fitness

Curso de Game Art
Design e Videojogos Curso de Formação Profissional Semipresencial ou Online Porquê apostar na área de Game Art? Acredita, o mercado do vídeo games é uma

Curso de Marketing e Comunicação de Moda
Marketing, Moda e Publicidade Curso de Formação Profissional Semipresencial ou Online Curso de Marketing e Comunicação de Moda A moda faz parte do nosso dia