Antes de frequentar um curso profissional de desporto: as 4 questões que deves saber

Cursos profissionais de desporto

Consideras-te uma pessoa dinâmica, organizada, empreendedora e com um verdadeiro espírito de equipa? Estás a poucos passos de descobrires a área certa para o teu futuro profissional. Mas antes disso, o que mais te cativa é praticar e organizar atividades desportivas, de lazer e de recreação? Não há dúvidas de que os cursos profissionais de desporto te podem ajudar. 

Com esta formação vais ser capaz de reconhecer e saber gerir as vantagens da prática desportiva na saúde e no bem estar das pessoas. E vais ser capaz de planear, organizar e desenvolver o treino de várias modalidades desportivas. Serás um fã de futebol? Ou uma adepta do atletismo?

Antes de decidires o curso profissional de desporto que queres frequentar, é importante teres em conta 4 pontos:

1 - Cursos profissionais de desporto vs cursos superiores de desporto

Os cursos superiores de desporto permitem seguir uma carreira de docência. Simplificando, se terminares a licenciatura ou mestrado em desporto vais poder dar aulas de educação física aos alunos do ensino básico ou secundário. O que não é possível com um curso profissional. Mas não há razões para desmotivar! Se o teu sonho é ser professor, podes concorrer a um curso superior depois de terminares o curso profissional. 

Esta é a principal diferença entre os dois tipos de cursos. Mas há mais. A formação dos cursos profissionais é muito orientada para as atividades da região em que se insere a escola. Pode tornar-se uma vantagem e uma desvantagem ao mesmo tempo. Porquê? Permite preparar melhor os alunos para a entrada no mercado de trabalho, mas torna a formação menos abrangente.

2 - Informações Gerais

Se optares pelos cursos profissionais, isto é o que vais encontrar: regime presencial, carga horária entre as 3100 e 3300 horas totais e duração de 3 anos. A formação técnica é a que ocupa mais tempo, quase 2000 horas. A seguir, está a formação sócio cultural com 1000 horas. E, no fim, fica a formação científica com 500 horas. Há um pormenor importante a saber sobre a formação técnica. Esta inclui um estágio no final do curso. 

Procuras um curso com uma carga horária menor? Há algumas alternativas em escolas e instituições privadas que não passam das 75 horas. Mas estes cursos estão mais orientados para atividades específicas como o fitness ou a musculação. 

Talvez depois de saberes o que vais poder aprender te convença em relação ao número de horas. Estes são os principais conteúdos:

  • Aspetos práticos e teóricos de várias modalidades desportivas, individuais e coletivas;
  • Organização, planeamento e gestão de treino desportivo e de atividades físicas, recreativas e de lazer;
  • Organização e dinamização de competições e de eventos desportivos;
  • Elaboração de planos anuais de preparação.

Com o curso concluído, os alunos recebem dois certificados. Um de Qualificação Profissional de Nível IV da União Europeia e o outro de habilitações do 12º ano para se poderem candidatar ao Ensino Superior.

Sugestão: fica a par das 3 coisas que deves saber sobre Cursos profissionais de Nível 4!

3 - Principais saídas:

Chegamos à parte que mais te chamará à atenção, certo? Entre o planeamento, a gestão e a organização de atividades desportivas, vais encontrar várias saídas profissionais. 

  • Treinador de várias modalidades desportivas;
  • Personal trainer;
  • Promotor de atividades físicas, desportivas e de lazer;
  • Dinamizador de espaços culturais e desportivos;
  • Gestor de clubes, de ginásios e de associações desportivas;
  • Programadores de recreação para crianças, idosos e deficientes.

E não te esqueças dos locais onde vais poder trabalhar:

  • Clubes desportivos e culturais;
  • Ginásios;
  • Piscinas;
  • Câmaras Municipais;
  • Centros de formação desportiva;
  • Empresas de turismo e de lazer;
  • Entidades com animação sócio-desportiva.

Já para não falar dos salários. Claro que no início é possível que não consigas arranjar empregos que paguem mais de 600/700€. Mas sabias que com alguma experiência poderás receber acima dos 1000€?

Podes trabalhar por contra própria como personal trainer ou gestor de um ginásio, por exemplo. E aqui os valores podem ainda ser superiores! Tudo dependerá da qualidade do teu trabalho e dos clientes que conseguires fidelizar. Um velho cliché, mas é a verdade.

4 - Os melhores Cursos Profissionais de Desporto:

Ainda há mais boas notícias. Em Portugal são vários os cursos profissionais de desporto. Se percorreres o país de uma ponta à outra, em praticamente todas as regiões vais encontrar escolas públicas e privadas que oferecem cursos nesta área. Se chegaste até aqui, é porque estás mais que interessado em começar já um curso profissional de desporto. Estes são os melhores:

1. Curso de Fitness e Aulas de Grupo

Com este curso concluído, as aulas de fitness para grupos são tuas. Com ou sem formação na área do desporto! Este curso é presencial e tem uma carga horária de cerca de 75 horas. No final, serás capaz de:

  • Dar qualquer tipo de aula de grupo;
  • Garantir a fluidez e a segurança das aulas de grupo;
  • Exemplificar e demonstrar a importância da prática do exercício físico;
  • Ajudar os alunos a atingirem os objetivos dos seus planos de atividade física;
  • Promover a integração do grupo.

E serás ainda considerado profissional da área da saúde. Afinal, serás responsável por transmitir às pessoas a importância da atividade física e do bem-estar das pessoas. Descobre mais sobre este curso na Escola Profissional CEFAD.

2. Curso de treinador de futebol

Agora estamos a falar do desporto-rei em Portugal. É natural que exista uma grande procura e também uma grande oferta de cursos relacionados com o futebol. Sabias que o mais requisitado é o curso de treinador de futebol?

Se sempre gostaste de dar uns pontapés na bola ou nunca largaste o Football Manager, então esta formação é ideal para ti! Mas antes, há alguns requisitos a ter em atenção. A idade mínima é 18 anos. Consoante o grau do curso mais requisitos são exigidos:

  • Grau I: Escolaridade mínima obrigatória (12º ano). Não precisas de cumprir este requisito para entrar no curso, mas vais precisar dele para emitir o Diploma de Qualificações.
  • Grau II: Pelo menos 1 ano de experiência como treinador de grau I.
  • Grau III: Pelo menos 2 anos de experiência como treinador de grau II.
  • Grau IV: Pelo menos 3 anos de experiência como treinador de grau III. Os treinadores de grau III, devem concluir o Plano Anual de Formação Contínua.

Todos os cursos de treinador de futebol contam com 3 componentes de formação: geral, específica e prática (estágio).

Com certeza já ouviste falar na Federação Portuguesa de Futebol? É a principal entidade com cursos de treinador de futebol. Se estás com ideias de frequentar este curso, o primeiro passo é dirigires-te à Associação de Futebol da tua região. Logo saberás quando o próximo curso vai começar e o que terás de fazer para a inscrição.

3. Curso de musculação

A procura por atividades de musculação e de cardio fitness é cada vez maior em ginásios e health-clubs espalhados por todo o país. Uma boa oportunidade de frequentar um curso muito interessante e com muita saída. A principal função dos técnicos de musculação e de cardio fitness é garantir a segurança dos praticantes. 

Este curso é presencial e tem uma carga horária de quase 75 horas. No final do curso, serás capaz de:

  • Fazer avaliações cuidadas do estado de saúde e da condição física dos praticantes;
  • Elaborar planos de musculação, consoante as necessidades e os objetivos dos praticantes;
  • Acompanhar os praticantes durante o treino, motivando-os, corrigindo-os e garantindo todas as condições de segurança;
  • Fomentar a prática de atividades físicas e fundamentar a sua importância para a saúde e para o bem-estar dos indivíduos.

4. Curso de apoio à gestão desportiva

Se acreditas ter a vocação para a gestão e uma enorme paixão pelo desporto, este é o curso indicado para ti. A formação conta com uma carga horária de 3100 horas, durante 3 anos, e com 3 componentes: sócio-cultural, científica e técnica (que inclui o estágio profissional). Já conheces a Escola Profissional EPAD? Descobre mais!

No final do curso, serás capaz de:

  • Definir e planear programas, atividades e eventos desportivos;
  • Intervir junto de parceiros para angariar subsídios, apoios e patrocínios;
  • Gerir os recursos humanos, técnicos e materiais necessários para realizar os eventos desportivos;
  • Participar no planeamento e na execução de campanhas de divulgação e de informação relacionadas com o desporto;
  • Auxiliar na preparação, na montagem e na desmontagem dos equipamentos e dos espaços necessários para a realização dos eventos desportivos;
  • Gerir equipamentos e instalações desportivas.

Não restam dúvidas de que é impossível ignorar o desporto na vida de cada um, seja como participante ou simples adepto. São cada vez mais as pessoas que dão a volta ao sedentarismo do dia-a-dia. A atividade física é tão importante para manter um estilo de vida saudável. E queres saber a cereja no topo do bolo? Nunca esta área teve tantas oportunidades e com remunerações tão interessantes como agora. Sabias que esta área é considerada um dos 10 empregos com melhores salários em Portugal?

Se este é o teu sonho, de que estás à espera? Se for necessário, revê os 4 passos necessários antes de escolheres qual o curso profissional de desporto. Temos a certeza que encontrarás algo interessante para o teu futuro!

Cursos Recomendados

Curso de Espanhol

Línguas Formação Profissional Online Porquê apostar no Espanhol? Surpresa, temos mais que um motivo! Se queres aprender uma língua nova pela primeira vez, o espanhol

Ver Curso »

Curso de Francês

Línguas Formação Profissional Online Porquê apostar no Francês? Francês é a língua do amor, das viagens, da gastronomia, dos negócios. Enfim, já consegues ter uma

Ver Curso »

Curso de Inglês

Línguas Formação Profissional Online Porquê apostar no Inglês? Quem é que hoje não fala inglês ou nunca procurou aprender? Primeiro, é uma língua com mais

Ver Curso »

Curso de Japonês

Línguas Formação Profissional Online Porquê apostar no Japonês? A cultura japonesa atrai cada vez mais pessoas de outros países e dominar o japonês pode ser

Ver Curso »

Curso de Italiano

Línguas Formação Profissional Online Porquê apostar no Italiano? Tal como num dos seus países vizinhos, Espanha, o Italiano é uma língua muito fácil de aprender.

Ver Curso »

Curso de Chinês

Línguas Formação Profissional Online Porquê apostar no Chinês? Sabias que quase mil milhões de pessoas falam chinês no mundo? Onde quer que vás, a probabilidade

Ver Curso »
Poderás também ter interesse em: