Cursos profissionais de Desporto


Os Cursos profissionais de Desporto são dirigidos a todas as pessoas que pretendem exercer uma actividade profissional intrinsecamente relacionada com a prática e com a organização de actividades desportivas, de lazer e de recreação. As qualidades mais apreciadas nestes cursos são o dinamismo, a capacidade de organização, o empreendedorismo e o espírito de equipa.

Pretende-se que os alunos reconheçam e saibam gerir as vantagens da prática desportiva na saúde e no bem-estar das populações. Além disso, adquirirão competências que lhes permitirão planear, organizar e desenvolver o treino de várias modalidades desportivas.

A principal diferença para os cursos superiores de desporto é que estes permitem seguir a carreira de docência. Isto é, os alunos com licenciatura ou mestrado em desporto poderão dar aulas de educação física aos alunos do ensino básico ou secundário, enquanto os alunos com curso profissional não o poderão fazer. No entanto, se o teu sonho for esse, não desanime pois é possível concorrer a um curso superior depois de terminar o curso profissional!

A outra grande diferença prende-se com o facto da formação dos cursos profissionais ser muito orientada para as actividades da região em que se insere a escola. Isto poderá ser uma desvantagem pois torna a formação menos abrangente. Mas também se pode considerar uma vantagem pois permite preparar melhor os alunos para a entrada no mercado de trabalho.

 

Informações gerais sobre Cursos profissionais de Desporto:

 

Os cursos profissionais de desporto, por norma, são leccionados em regime presencial, com uma carga horária que varia entre as 3.100 e as 3.300 horas totais, ao longo dos 3 anos do curso. A componente de formação sócio cultural ocupa 1.000h, ao passo que a componente de formação técnica ocupa quase 2.000h e a componente de formação científica as restantes 500 horas. Na componente técnica está sempre incluído um momento de formação em contexto de trabalho que corresponde ao estágio final do curso.

Existem também alguns cursos leccionados em escolas e instituições privadas que têm cargas horárias muito mais reduzidas, na generalidade dos casos de 75 horas. No entanto, estes cursos são orientados para actividades específicas como o fitness ou a musculação, por exemplo.

Os principais conteúdos leccionados ao longo do curso são:

  • Aspectos práticos e teóricos de várias modalidades desportivas, individuais e colectivas;
  • Organização, planeamento e gestão de treino desportivo e de actividades físicas, recreativas e de lazer;
  • Organização e dinamização de competições e de eventos desportivos;
  • Elaboração de planos anuais de preparação.

Após concluírem o curso, todos os alunos recebem um certificado de Qualificação Profissional de Nível IV da União Europeia e um certificado de habilitações do 12º ano para se poderem candidatar ao Ensino Superior, caso pretendam seguir a sua formação com um curso superior de desporto ou de outra área qualquer.

 

Principais saídas dos Cursos profissionais de Desporto:

 

Entre o planeamento, a gestão e a organização de actividades desportivas, as principais saídas dos cursos de desporto são:

  • Treinador de várias modalidades desportivas;
  • Personal trainer;
  • Promotor de actividades físicas, desportivas e de lazer;
  • Dinamizador de espaços culturais e desportivos;
  • Gestor de clubes, de ginásios e de associações desportivas;
  • Programadores de recreação para crianças, idosos e deficientes.

Escolhendo seguir alguma destas carreiras, será possível trabalhar nos seguintes locais:

  • Clubes desportivos e culturais;
  • Ginásios;
  • Piscinas;
  • Câmaras municipais;
  • Centros de formação desportiva;
  • Empresas de turismo e de lazer;
  • Entidades com animação sócio-desportiva.

A parte boa dos cursos profissionais de desporto é que os salários podem ser muito diversificados. No início, é possível que não consiga arranjar empregos que paguem mais de 600 a 700€ por mês. Mas, quando já tiver alguma experiência, poderá conseguir salários acima dos 1.000€. E ainda tem a possibilidade de poder trabalhar por conta própria como personal trainer ou gestor de um ginásio, por exemplo. Nesses casos, os salários podem ser muito superiores! Tudo dependerá da qualidade do seu trabalho e dos clientes que conseguir arranjar.

 

Os melhores Cursos profissionais de Desporto:

 

Em Portugal, existe uma grande variedade de cursos profissionais de desporto. Em praticamente todas as regiões do país é possível encontrar escolas públicas e privadas que tenham oferta de cursos nesta área. Se estiveres interessado em frequentar um curso de desporto, os que mais facilmente encontrarás são os seguintes:

 

Curso de Fitness e Aulas de Grupo:

 

Direccionado a todos os interessados em dar aulas de fitness para grupos, com ou sem formação na área do desporto. O tipo de formação é presencial e tem uma carga horária relativamente curta, de cerca de 75h. Os alunos que completam o curso adquirem competências variadas que lhes permitem:

  • Dar qualquer tipo de aula de grupo;
  • Garantir a fluidez e a segurança das aulas de grupo;
  • Exemplificar e demonstrar a importância da prática do exercício físico;
  • Ajudar os alunos a atingirem os objectivos dos seus planos de actividade física;
  • Promover a integração do grupo.

Tendo em conta a importância da actividade física na saúde e no bem estar dos indivíduos, estes profissionais são considerados profissionais da área da saúde. De facto, uma das suas principais funções é transmitir à população a motivação necessária para a procura de actividades físicas. Para mais informações sobre este curso, consulte a Escola Profissional CEFAD.

 

Curso de treinador de futebol:

 

Sendo o desporto-rei em Portugal, é natural que exista uma grande procura e também uma grande oferta por cursos relacionados com o futebol. O mais requisitado de todos é o curso de treinador de futebol. Por isso, se é daqueles que sempre gostou de dar uns pontapés na bola mas nunca teve muito jeito para isso ou que não larga o Football Manager, este pode ser o curso ideal para ti! No entanto, há alguns requisitos que terá de cumprir:

Para todos os cursos, a idade mínima é 18 anos. Mas consoante o grau do curso existem outros requisitos a cumprir:

  • Grau I:  Escolaridade mínima obrigatória (12º ano). Não é um dos requisitos necessários para entrar no curso mas é indispensável para emitir o Diploma de Qualificações.
  • Grau II: Pelo menos 1 ano de experiência como treinador de grau I.
  • Grau III: Pelo menos 2 anos de experiência como treinador de grau II.
  • Grau IV: Pelo menos 3 anos de experiência como treinador de grau III; Conclusão do Plano Anual de Formação Contínua (para os treinadores de grau III).

Além desta formação crescente em termos de responsabilidade e competência, determinada pelos graus, todos os cursos de treinador de futebol possuem 3 componentes de formação: geral, específica e prática (que corresponde ao estágio).

Existem várias entidades que disponibilizam cursos de treinadores de futebol. A principal é, naturalmente, a Federação Portuguesa de Futebol. Por isso, se está com ideias de tirar um curso de treinador, dirija-se à Associação de Futebol da tua região. Lá certamente saberão indicar quando começará o próximo curso e o que terás de fazer para se inscrever.

 

Curso de musculação:

 

Dada a enorme procura por actividades de musculação e de cardio fitness em todos os ginásios e health-clubs espalhados pelo país, este poderá ser um curso muito interessante e com muita saída.

A principal função dos técnicos de musculação e de cardio fitness é garantir a segurança dos praticantes, através da promoção de técnicas adequadas. Além disso, estes profissionais são capazes de elaborar planos de musculação e de orientar os praticantes destas actividades.

O tipo de formação é presencial e tem uma carga horária de cerca de 75 horas. No final do curso, os alunos serão capazes de:

  • Fazer avaliações cuidadas do estado de saúde e da condição física dos praticantes;
  • Elaborar planos de musculação, consoante as necessidades e os objectivos dos praticantes;
  • Acompanhar os praticantes durante o treino, motivando-os, corrigindo-os e garantindo todas as condições de segurança;
  • Fomentar a prática de actividades físicas e fundamentar a sua importância para a saúde e para o bem-estar dos indivíduos.

Poderá encontrar este curso na Escola Profissional CEFAD.

 

Curso de apoio à gestão desportiva:

 

Se acredita ter a vocação de um gestor e uma enorme paixão pelo desporto, este poderá ser o curso indicado! Os profissionais desta área são capazes de colaborar na gestão e na manutenção de instalações e de equipamentos desportivos, bem como na elaboração e avaliação de actividades, programas e eventos desportivos.

A formação engloba uma carga horária de 3.100 horas, distribuídas por 3 anos e pelas 3 componentes típicas: sócio cultural, científica e técnica (que inclui o estágio profissional). Para mais informações, deverá consultar a Escola Profissional EPAD.

No final do curso será capaz de:

  • Definir e planear programas, actividades e eventos desportivos;
  • Intervir junto de parceiros para angariar subsídios, apoios e patrocínios;
  • Gerir os recursos humanos, técnicos e materiais necessários para realizar os eventos desportivos;
  • Participar no planeamento e na execução de campanhas de divulgação e de informação relacionadas com o desporto;
  • Auxiliar na preparação, na montagem e na desmontagem dos equipamentos e dos espaços necessários para a realização dos eventos desportivos;
  • Gerir equipamentos e instalações desportivas.

 

Conclusão:

O Desporto é uma actividade imprescindível à vida de todos nós, seja como participantes ou como simples adeptos. A própria actividade física é fundamental para a manutenção de um estilo de vida saudável. Por estes factos, é absolutamente necessária a existência de profissionais devidamente formados na promoção, manutenção da qualidade e na gestão do desporto e das actividades desportivas e de lazer.

O actual crescimento do interesse das populações pela prática de actividades físicas e o aumento da consciência para a necessidade de evitar o sedentarismo fazem com que esta seja uma área profissional repleta de oportunidades e com remunerações muito interessantes.

Por isso, se sempre sonhou fazer algo relacionado com o desporto, não receie enveredar por esta área. Consulte as características de cada um dos cursos profissionais de desporto que apresentamos e não se iniba de nos colocar as suas dúvidas. Temos a certeza que encontrará algo interessante para o seu futuro.