Como escolheres o Curso de Formação ideal para a tua carreira!

Como escolheres o melhor curso para a tua carreira

Haverá o curso perfeito?

Se pretendes encontrar um curso perfeito para ti, não podes pensar apenas no curso, mas também nos teus gostos. Nós ajudamos…

Não existe um curso perfeito. Há sempre prós e contras nas diferentes opções que se podem tomar. No entanto, convém ter em conta diferentes variáveis no momento de escolher um curso, seja ele profissional, seja universitário. 

Se a escolha de um bom curso de formação profissional pode ter um impacto na tua carreira e exercer uma influência positiva no teu desenvolvimento pessoal, a escolha do curso universitário errada pode levar-te a querer mudar de carreira.

Um curso tanto pode representar a possibilidade de aprimorares os teus conhecimentos, como pode permitir uma mudança no rumo profissional, uma subida na hierarquia da empresa ou uma oportunidade para melhorar as condições atuais que apresentas.

O investimento num curso profissional pode revelar-se um trunfo importante num mercado de trabalho cada vez mais competitivo. Essa opção pode permitir-te uma especialização numa determinada área que se pode revelar preciosa neste mundo cada vez mais exigente.

Muitas pessoas desconhecem que quem tempo um curso profissional ganha, em média, cerca de 30% mais do que os profissionais não qualificados. Iremos partilhar contigo algumas dicas que podem orientar-te para uma decisão acertada sobre um curso que possa representar uma mais-valia.

Dicas imperdíveis para a escolha acertada de um curso

Existem diversas ofertas no mercado. Por isso, não é fácil tomar a melhor decisão.

Iremos partilhar algumas dicas para tornar a tarefa menos árdua, aumentando a possibilidade de acertares na opção mais indicada para ti.

1. Autoconhecimento

É fundamental conheceres-te, identificares quais as áreas que te interessam, mas também saberes quais são as tuas aptidões. Teres um conhecimento acerca das tuas capacidades e aspirações é essencial. A seleção de um curso, independentemente de se tratar de um curso profissional ou universitário, deve ter esses dados em consideração.

2. Empregabilidade

Além das tuas paixões, deves também ter em conta as perspetivas realísticas de empregabilidade. Ora, não basta fazer o que se gosta. É importante ter emprego e assegurar um salário que garanta subsistência.

3. Vertente financeira

Embora seja importante haver algo que desperte a nossa paixão, o curso deve, além de assegurar satisfação pessoal, dar acesso a um salário que satisfaça as tuas ambições.

4. Tendências

No momento de selecionares um curso, deves considerar uma opção que te proporcione boas oportunidades de carreira. Se estiveres atento às tendências do mercado de trabalho, podes encontrar escolhas positivas.

Caso identifiques possibilidades de cursos que te interessam e que representem perspetivas favoráveis de emprego no futuro, estarás mais perto de encontrares o curso perfeito para ti.

5. Custo

Embora não se deva tratar de um fator fundamental na tua decisão, os valores que se pagam devem ser tidos em consideração. Num curso universitário, os custos podem variar. Conhecer a disponibilidade de bolsas de estudo revela-se uma variável importante a ter em conta.

6. Avalia se tens mesmo disponibilidade para realizar o curso

Muitas pessoas ambicionam fazer um curso, sem ponderarem se têm mesmo tempo disponível no seu quotidiano para poderem realizar o curso, com a devida disponibilidade.

O Mais Cursos disponibiliza-te cursos que apresentam todo o tipo de modalidades (presenciais, online ou b-learning) para que consigas escolher a opção que mais se enquadra com as tuas necessidades.

Todavia, é essencial entenderes que não podes só despender tempo para realizares o curso. É também importante que faças uma boa gestão do tempo para conseguires orientar o estudo, as aulas e a vida privada.

7. Conversa com profissionais da área

Se queres ter uma perspetiva mais realista de uma determinada profissão, torna-se sensato aproveitares qualquer oportunidade para conversares com profissionais que se encontrem a trabalhar nessas funções.

Podes fazer perguntas a essas pessoas e esclareceres quaisquer dúvidas que tenhas. Como elas têm um conhecimento importante da matéria, podem partilhar contigo que desafios terás de enfrentar, revelar as respetivas experiências e identificar os aspetos mais gratificantes desse tipo de trabalho.

8. Escolhe a entidade formadora adequada

Após selecionares o curso profissional que pretendes, convém escolheres uma entidade formadora certificada. No Mais Cursos, poderás encontrar os melhores cursos profissionais disponíveis em Portugal.

Há opções de diversas áreas, da hotelaria à saúde, da área administrativa à segurança, entre muitas outras! Não se trata apenas da maior plataforma agregadora de ofertas de formação e cursos profissionais do país, é também a melhor!

O que não deves esquecer?

Este conjunto de dicas irá ajudar-te a escolher um curso adequado a ti, seja um curso superior ou profissional. Estas dicas permitem fazer uma reflexão cuidadosa, convidam-te a realizar alguma pesquisa e possibilitam ter mais conhecimento no momento de escolheres.

Desta forma, com esta orientação, poderás tomar uma decisão informada. Fazer uma escolha acertada de um curso (profissional ou universitário) que irá criar um impacto positivos, pois não só poderá beneficiar a tua carreira, como permitir o teu desenvolvimento pessoal a longo prazo.

Cursos Recomendados

Curso de Design de Moda

Marketing, Moda e Publicidade Curso de Formação Profissional Semipresencial ou Online Curso de Marketing e Comunicação de Moda A moda faz parte do nosso dia

Ver Curso»
Poderás também ter interesse em:
Cursos de formação profissional em destaque:

Curso de Design de Moda

Marketing, Moda e Publicidade Curso de Formação Profissional Semipresencial ou Online Curso de Marketing e Comunicação de Moda A moda faz parte do nosso dia

Ler Mais »
Logo Mais Cursos

Curso de Web Development

Informática e Programação Curso de Formação Profissional Semipresencial ou Online Porquê apostar na área do Web Development? Na era digital em que vivemos, a procura

Ler Mais »
Aprende a dominar várias ferramentas de arte digital

Curso de Arte Digital

Design Curso de Formação Profissional Semipresencial ou Online Porquê apostar na área da Arte Digital? A arte digital e os videojogos vão além do entretenimento:

Ler Mais »

Curso de Game Art

Design e Videojogos Curso de Formação Profissional Semipresencial ou Online Porquê apostar na área de Game Art? Acredita, o mercado do vídeo games é uma

Ler Mais »