Os 5 cursos profissionais com maior saída profissional em 2020 e 2021

Os 5 cursos profissionais com maior saída profissional em 2020 e 2021

Quando chega a hora de tomar uma decisão em relação aos estudos, muitas são as dúvidas que surgem. Opto por um curso superior ou por um curso profissional? Já para não falar de um certo preconceito que há à volta dos cursos profissionais! 

É importante desmistificar esta questão. Se és um pai ou uma mãe preocupado(a) com o futuro do teu filho ou se és um aluno(a) com dúvidas, hoje vamos ajudar-te a fazer a escolha mais acertada!

Primeiro passo. Vamos estudar o mercado! O que é que as empresas procuram? Profissionais com competências técnicas já desenvolvidas. O que é que o Ensino Superior oferece? Teoria, muita teoria…

Mas quais são as vantagens dos cursos profissionais?

  • Dão noções básicas sobre uma profissão específica
  • Proporcionam o primeiro contacto com pessoas experientes
  • Oferecem a oportunidade de fazer um estágio

E há mais! Estes cursos duram menos tempo do que um curso superior. E é possível terminares o 12º ano já com competências para o mercado de trabalho!

Queres saber então quais são os 5 cursos profissionais com maior saída profissional em 2020 e 2021?

1 - Curso Profissional de Marketing Digital

O mercado está cada vez mais digital e a falta de profissionais nesta área é cada vez maior. Esta é uma formação prática que ajuda os alunos a dominar as principais tendências e ferramentas digitais que as empresas tanto precisam. Hoje em dia, ferramentas como os motores de busca, redes sociais, emails e smartphones são oportunidades incríveis que as empresas têm obrigatoriamente de explorar! Descobre mais sobre este curso!

2 - Curso Profissional de Turismo

Serviços de informação. Animação. Organização de eventos. Empresas de turismo. Reservas de agências de viagens. Se isto é tudo o que mais te cativa, então este curso é para ti! Além de que oportunidades de trabalho nesta área não faltam. A verdade é que nos dias que correm, o turismo é um dos principais sectores de proveito para a economia nacional. Descobre mais sobre este curso!

3 - Curso de Energias Renováveis

Sabias que até 2030 podem vir a ser criados quase 66900 novos empregos nesta área? Curioso? Manter a sustentabilidade e eficiência energética requer experiência e especialização. Ganhar o título de Especialista em Energias Renováveis significa seres responsável por organizar a montagem de parques eólicos, instalações solares fotovoltaicas, subestações eléctricas, entre muitas outras funções. Se quiseres saber mais informações sobre este curso, põe em dia a tua leitura!

4 - Curso de Técnicas Administrativas e Financeiras

Por detrás de uma empresa está sempre um excelente assistente. Capaz de tratar de tantos assuntos ao mesmo tempo! Gestão do arquivo, organização de eventos, agendar reuniões. Pode até chegar à área da contabilidade. Uma lista sem fim!

Se um dia seguires por esta profissão, vais poder trabalhar em qualquer empresa independentemente da sua área de negócio. Podes trabalhar numa empresa industrial ou mais ligada ao comércio. Ou então uma empresa que presta serviços! Começa já a preparar o teu próximo sucesso, quem sabe na área administrativa.

5 - Curso Profissional de Nutrição e Dietética

A última mas não menos importante. Uma excelente aposta para o teu futuro! Com este curso podes aceder a um setor bastante amplo e trabalhar em Centros de Assessoria Dietética, por exemplo. Ou como auxiliar de Nutricionista, Ervanárias, Parafarmácias, Laboratórios. Sem esquecer, claro, as empresas de suplementos dietéticos, empresas dedicadas à gestão de refeitórios escolares. Até em hotéis ou empresas de catering, imaginas?

Se a ambição está à flor da pele, porque não abrires a tua própria loja? Sabe mais sobre os próximos passos para frequentares este curso!

Porque devo então escolher um curso profissional? A pergunta mantém-se.

1º: as opções não terminam aqui. Existem muitas outras também interessantes!

2º: todas as possibilidades estão em jogo. Podes terminar o 12º ano e embarcar numa nova aventura do mundo profissional. Ou podes seguir para o Ensino Superior! Não exijas demasiado de ti. A verdade é que é extremamente complicado para uma pessoa de 16/18 anos decidir a profissão que vai exercer para o resto da vida!

3º: os cursos profissionais criam um elo de ligação entre o mercado de trabalho e os estudantes.

4º: enganam-se os que acreditam que esta opção é para os estudantes que não têm tanto sucesso nos estudos. É também para aqueles que pretendem evoluir!

5º: a formação profissional é cada vez mais exigida tanto para as empresas como para o recém formado. A economia precisa de inovação, criatividade, de mudar e ser mais competitiva!

6º: a formação profissional significa mais conhecimento e produtividade!

Vivemos numa era em que a informação é partilhada a uma velocidade incrível! Isto significa que o que hoje está em alta, amanhã torna-se obsoleto e substituível!

Não será mais esta a questão que queres perguntar: “Os alunos que não têm contacto com o mundo empresarial até ao 12º estão preparados para abraçar o mercado de trabalho? E nós respondemos que talvez os que optam por um curso profissional conseguem adaptar-se melhor ao mercado do trabalho do que um aluno do ensino secundário. 

Acabaste o secundário e perguntas “E agora”? Conhece as principais escolas e cursos para quem tem o 12º ano!

Cursos Recomendados
Poderás também ter interesse em: