Curso de Animador Sociocultural e Turístico

Porquê apostar na área da animação sociocultural?

Viajar sempre fez parte da essência do Homem! Então, o turismo é uma atividade praticada e amada por pessoas de todo o mundo. É fácil de imaginar que é um dos setores mais lucrativos e relevantes para a economia mundial. Mais que relevante, é vital para o desenvolvimento de várias regiões e países. Não só gera capital, como milhares de postos de trabalho diferentes, desde hotelaria até animador turístico. 

Ainda não estás convencido com o potencial deste setor? Este tem crescido ao longo do último século. Atingiu a marca de 1,47 mil milhões de dólares a nível mundial e cerca de 18,4 mil milhões de euros em Portugal. Nada parecia parar o turismo, até chegar a pandemia e as restrições. Apesar disso, tudo indica que o setor está a recuperar e continuará a crescer e a bater recordes.

Para isso será necessário haver profissionais competentes na área, especialmente como Animador Sociocultural e Turístico. Profissionais capazes de planear e executar atividades turísticas que surpreendam e tornem a experiência turística melhor. No final, se a vontade for regressar ao destino, então o sucesso foi alcançado!

Tens curiosidade em conhecer pessoas, idiomas e culturas diferentes? Este é o teu caminho, um ramo muito promissor. A boa notícia é que podes começar já a aprender mais com o curso de Animador Sociocultural e Turístico.

Queres saber mais sobre este curso?

A quem se destina:

Estejas a dar os primeiros passos nesta área ou a procurar melhorar e atualizar os teus conhecimentos e experiência, este curso de formação foi desenhado a pensar em ti. 

O curso de Animador Sociocultural e Turístico está disponível em Lisboa, Porto, Coimbra e Faro, no formato semipresencial, ou em todo o país no formato online.


Principais vantagens:

Terás acesso a:

  • Bolsa de Estágios e de Emprego para um acesso mais rápido ao mercado de trabalho;
  • Casos Práticos;
  • Campus Virtual para partilha de conteúdos e informações;
  • Tutor Especializado.


Principais objetivos:

  1. Planear e atuar considerando a matriz de investigação;
  2. Investigar, analisar informações e diagnosticar áreas de intervenção, situações de risco e grupos-alvos;
  3. Planear, organizar, promover, executar e monitorizar atividades educativas, sociais, culturais, desportivas, lúdicas e recreativas;
  4. Estimular a interculturalidade;
  5. Monitorizar, avaliar e elaborar relatórios sobre as atividades e ações implementadas.


Saídas profissionais:

Tens interesse na área do turismo? Com este curso, terás a oportunidade de experimentar diferentes profissões. Quem sabe, abrir portas para além do turismo: 

  • Animador sociocultural.
  • Animador socioeducativo.
  • Animador turístico.
  • Monitor de CTL, ATL, colónias de férias, centros desportivos e/ou recreativos. 
  • Membro de equipas de intervenção social (IPSS dedicadas às crianças, idosos e pessoas com diversidade funcional; CPCJ; juntas de freguesia; câmaras municipais, etc.).
  • Organizador e animador de festas e eventos 
  • Monitor de atividades turísticas.


Qual seja a tua escolha como futura profissão, poderás desenvolver estas funções:

  • Identificar e diagnosticar situações de risco e árias que necessitam de intervenção, como membro de equipas multidisciplinares. 
  • Planear e implementar projetos de intervenção sociocomunitária, como parte de uma equipa multidisciplinar. 
  • Planear, organizar, implementar e monitorizar atividades educativas, culturais, desportivas, lúdicas, recreativas, turísticas e sociais.
  • Estimular e facilitar a relação entre os diversos agentes sociais da comunidade
  • Produzir relatórios de desempenho para cada atividade e ação implementada 


Seja numa escola, centro de estudos ou juntas de freguesia, são várias as oportunidades para começares a pôr em prática as técnicas que aprofundaste ao longo do curso.


Certificação:

No final da formação, receberás um certificado que vai ser o teu melhor amigo enquanto procuras por novos desafios profissionais.

O certificado é emitido de acordo com a Portaria 474/2010 de 8 de Julho.

Pelo que esperas?
Clica no botão e preenche os teus dados, sem qualquer compromisso, para seres contactado sobre este curso. Começa a mudança do teu futuro profissional.
Principais vantagens
Bolsas de Estágios e de Emprego

Para um acesso mais rápido ao mercado de trabalho.

Casos Práticos

Para uma aprendizagem segura e com método.

Campus Virtual

Para partilha de conteúdos e informações.

Tutor Especializado

Corpo docente experiente, com carreira profissional.

Sobre a escola:

A Master. D descreve-se como líder em formação profissional, comprometida em oferecer as melhores soluções de aprendizagem e desenvolvimento personalizadas. O grande objetivo da escola é dotar os formandos das melhores competências para assegurar a sua evolução profissional e vantagem competitiva no mercado.

Certificada pela Norma NP EN ISO 9001, a Master. D procura melhorar continuamente a qualidade dos serviços prestados e garantir a satisfação dos formandos.

Quem procurou este curso, também viu:

Aprender Inglês
Inscrições Abertas

Curso de Inglês Wall Street

Línguas Curso de Formação Profissional Presenciais ou Online Porquê apostar no Inglês? O inglês é hoje uma língua global. Tem mais de 400 milhões de

Ver Curso »
Aprendizagem em contexto de trabalho
Inscrições Abertas

Curso de Governanta(e) de Hotel

Hotelaria Curso de Formação Profissional Semipresencial ou Online Porquê apostar na área da Hotelaria? Com a evolução do setor hoteleiro, surgem clientes cada vez mais

Ver Curso »