Antes de frequentar um curso profissional financiado: as 2 questões que deves saber

Cursos profissionais financiados

Talvez primeiro tenhas curiosidade em saber o que são cursos profissionais financiados, certo? São ações de formação suportadas pelo Estado português com o objetivo de melhorar as competências profissionais dos portugueses. Ainda te parece abstrato o que são os cursos profissionais financiados? Não desistas!

Mas qual é o seu impacto na verdade? Valorizam os nossos recursos humanos! Tornam a nossa economia mais competitiva. As pessoas passam a viver com melhores condições e mais qualidade de vida.

Parece que é só isto, mas estaríamos a enganar-te se disséssemos que sim. Há duas questões que deves ter em atenção. E, claro, nós ajudamos-te!

1 - Requisitos para frequentar cursos financiados

“O que é que eu tenho que fazer para poder frequentar estes cursos?” Os requisitos podem parecer óbvios! Mas sem eles pode ficar mais difícil completar algum destes cursos.

Mas antes, é importante saberes isto:

Primeiro: os requisitos podem variar consoante o tipo de formação.

Segundo: há mais oferta para cidadãos com baixos níveis de escolaridade (não desanimes se tens uma licenciatura, há opções para ti!)

Agora sim! Estes são os requisitos dos principais tipos de cursos profissionais financiados:

.Cursos CET

Requisitos: 11º ano concluído

Duração dos cursos: cerca de 1000 horas

Disponíveis para quem pretende uma certificação de nível 5

.Cursos EFA

Requisitos: idade superior a 18 anos

Duração dos cursos: entre as 1000 e as 3000 horas

Disponíveis para quem pretende concluir o 6º, 9º ou 12º ano

.Cursos de Aprendizagem

Requisitos: idade entre os 14 e os 24 anos; 9º ano de escolaridade

Duração dos cursos: cerca de 3000 horas

Disponíveis para quem pretende concluir o 12º ano

2 - Onde encontrar cursos profissionais financiados?

Já sabes o que são estes cursos, o que trazem de novo e como podes frequentar. Mas falta saber algo mais importante ainda! Há uma ideia geral de que os cursos financiados pelo Estado português só estão disponíveis no IEFP! O IEFP é uma das muitas opções onde podes explorar o melhor curso profissional financiado para ti.

Certo, o IEFP é sem dúvida um dos melhores sítios para encontrar estas formações. Se quiseres, podes começar já a explorar esta lista com os cursos profissionais no IEFP que não podes perder! Mas se tiveres interessado em conhecer as outras opções, continua connosco! Sabias que existem centenas de escolas em Portugal a oferecer cursos financiados?

Agora sim tens toda a informação necessária para escolher o teu próximo curso profissional financiado! Ou o primeiro se estiveres a começar!

Se tiveres oportunidade de continuar a investir na tua formação, conhece as nossas ofertas de formação não financiadas. Contamos contigo?

Cursos Recomendados
Poderás também ter interesse em:
Poderás também ter interesse em:
Cursos profissionais em destaque:
Banner de Curso Profissional de Wedding Planner

Curso de Wedding Planner

Gestão de Eventos Curso Profissional Semipresencial ou Online Porquê apostar na área de organização de casamentos? O casamento é para muitos o dia mais importante

Ler Mais »
Cozinha - Aprenda todo o tipo de cortes

Curso de Cozinha

Culinária e Pastelaria Curso Profissional Semipresencial ou Online Porquê apostar na Cozinha? A cozinha rapidamente perdeu o rótulo de hobbie e ganhou o título de

Ler Mais »