Cursos profissionais depois do 6º ano

Cursos profissionais de Níveis 4 e 5

Que cursos há disponíveis para quem tem o 6º ano?

Se a tua instrução não vai além do 2º ciclo, mas almejas subir uns níveis nas tuas qualificações, sabe quais os cursos para tem o 6º ano de escolaridade que podes fazer.

Hoje em dia, possuir o 6º ano de escolaridade não abre quaisquer portas no mercado de trabalho e, independentemente da experiência profissional que a pessoa já possa ter, a verdade é que pode ver a progressão na carreira comprometida por ter “apenas” este nível de escolaridade.

Além disso, nunca é demais apostar na nossa formação e ambicionar evoluir e aprender mais. Por isso mesmo, atualmente, já são vários os centros de formação a disponibilizar uma grande variedade de cursos para quem tem o 6º ano de escolaridade.

Essas formações ocorrem um pouco de norte a sul do país, versando sobre diferentes áreas, conseguindo assim agradar a todos, independentemente do contexto profissional de cada um.

Naturalmente que o IEFP também possui oferta destinada a pessoas nesta situação e, por isso, se estás interessado em progredir nos teus estudos, vamos explicar-te o que podes encontrar no IEFP e que é destinado a quem tem o 2º ciclo de escolaridade e se encontra numa situação de desemprego.

Vida Ativa - Emprego Qualificado

Ficar desempregado é sempre uma circunstância delicada e que pode gerar grande instabilidade e incerteza na pessoa e na sua família. Esta situação afigura-se como mais gravosa quando as habilitações da pessoa desempregada são baixas, pois isso dificulta ainda mais o seu reingresso no mercado do trabalho.

A pensar nisso mesmo, o IEFP possui a medida Vida Ativa – Emprego Qualificado, a qual facilita a entrada dos desempregados no mercado de trabalho, apostando no aumento das suas qualificações, por meio de algumas formações.

Esta medida destina-se, precisamente, a adultos desempregados, inscritos nos centros de emprego do IEFP, IP e num Centro Qualifica, que possuam habilitações escolares entre o 4º e o 9º anos de escolaridade.

O objetivo destes cursos gratuitos é simples: aumentar a qualificação de quem os frequenta, facilitando assim o seu reingresso no mercado de trabalho. Imagina, por exemplo que durante 20 anos trabalhaste como empregado de andares, apesar de não teres qualquer formação específica nessa atividade.

Agora que ficaste desempregado e, apesar da experiência, tens dificuldade em voltar a entrar no mercado de trabalho, porque te exigem uma formação específica nessa área, a qual não tens. Com este tipo de cursos, podes conseguir as qualificações de que necessitas para mais facilmente seres aceite nesse posto de trabalho, pois além da experiência, já tens uma formação específica para apresentares.

Empregado de andares

Esta formação modular dura 75 horas e pode ser a oportunidade que procuras para obteres qualificação profissional nesta área da atividade ligada à hotelaria. Se já tens experiência no ramo ou gostavas de ingressar neste setor, então não esperes mais e aproveita esta possibilidade.

Sabe mais, aqui.

Soldador

Muitas pessoas ingressaram numa profissão, que às vezes já era a do seu pai ou a do seu avô, e acabaram por não progredir nos estudos, nem se especializarem em nenhuma área em concreto. É o teu caso?

Se sim, para ti, estas formações podem ser bastante importantes, para atestares as tuas competências e as poderes comprovar, se tiveres necessidade de mudar de local de trabalho.

Um exemplo é a formação de soldador, a qual fica concluída em 50 horas.

Pasteleiro/Padeiro

Se sempre sonhaste trabalhar na confeção de pão e bolos ou já tiveste a oportunidade de experimentar esta atividade, nem que tenha sido como ajudante, fazer esta formação modular no IEFP pode constituir o passo determinante para evoluíres na carreira e conseguires conquistar outras posições.

Este é um curso com a duração de 50 horas. Podes saber mais sobre ele, aqui.

Costureiro/Modista

Uma vida a trabalhares numa fábrica como costureiro, mas sem qualificação que ateste a tua experiência?

É também para isso que serve esta formação modular que em 275 horas vai dotar-te do know-how suficiente para executares esta profissão e poderes atestar junto de qualquer entidade contratante as tuas competências.

Sabe mais sobre este curso, aqui.

Cozinheiro

Se já trabalhaste na cozinha de restaurantes ou em cantinas escolares e tens gosto em confecionar refeições deliciosas para os outros, talvez seja o momento certo para investidores um pouco numa formação especializada nesta área de atividade.

O IEFP dá-te essa oportunidade neste curso com 25 horas. Sabe mais sobre o mesmo, aqui.

Resumo dos cursos para quem tem o 6º ano

Agora que já te “abrimos o apetite” para algumas das formações que o IEFP tem neste momento disponível para quem tem níveis de qualificações mais baixos, não deixes de consultar todos os cursos que estão disponíveis de norte a sul do país.

Seleciona aquele que vai mais ao encontro dos teus interesses e experiências e boa sorte!

Contactos úteis

Email: geral@maiscursos.org

WhatsApp
Reddit
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Poderás também ter interesse em:

Cursos de formação profissional em destaque:

Grooming

Curso de Tosquia e Grooming

Cuidados Animais Curso de Formação Profissional Semipresencial ou Online Porquê apostar na Tosquia e Grooming? Sonhas um dia assumir uma profissão inovadora, num setor rentável

Ler Mais »